O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho (PSD), enaltece a aprovação da Lei Municipal 2.887, de 4 de outubro de 2023, que estabelece a mudança de nomenclatura do cargo de Educador Infantil, que passa a ser chamado de Professor de Educação Infantil, o que garante mais direitos e vantagens a esta importante categoria de servidores municipais do quadro de Magistério.
“Nós, representantes do Poder Legislativo municipal, aprovamos um importante projeto do Poder Executivo municipal para mudança de nomenclatura da profissão de Educador Infantil, que passa a ser denominada Professor de Educação Infantil. Não é uma mera mudança de nome. A modificação traz mais vantagens e benefícios a categoria, a exemplo do direito a aposentadoria especial do Magistério, após 25 anos de serviço. Deverá beneficiar 478 servidores estatutários e 92 do regime especial, contratados por PSS – Processo Seletivo Simplificado. A lei é um marco dentro da evolução do Plano de Carreira do Magistério porque representa mais valorização e reconhecimento a esta categoria de educadores que é tão importante por educar os alunos nos primeiros anos constituindo-se a base do sistema educacional. E lembramos que os professores da Educação Infantil têm sido contemplados com o pagamento do piso salarial da categoria desde 2022, proporcionando um aumento médio de 8,7%. Em 2023, o aumento dos vencimentos iniciais foi de 9,35%. Todas essas benfeitorias têm sido fruto de muito estudo, com responsabilidade sobre a viabilidade do impacto financeiro, seja sobre a folha de pagamento, quanto aos vencimentos; seja sobre o sistema previdenciário, com relação a mudança de nomenclatura. A Casa tem aprovado essas mudanças justamente porque a Prefeitura tem feito tudo com responsabilidade, o que significa que o impacto financeiro pode ser absorvido pelos cofres públicos sem prejuízos“, coloca o vereador Marcinho.
Binga lembra que enchentes são coisa do passado em Pinhais
O vereador Binga (Cidadania) parabenizou o grande trabalho do Departamento de Obras, em especial, do secretário Mário Stier e do diretor “Sapinho”.
”O Sapinho tem sido trabalhador demais. Um gigante. Merecia ser chamado de Sapinho Gigante, de tanto que se dedica ao trabalho na Secretaria. Também, agradeço ao ex-prefeito Luizão por tudo o que fez, destacando-se no trabalho de combate às enchentes no município. Quinze anos atrás, estávamos conversando, aqui, na sala lá de trás, sobre a compra de maquinários para fazer um trabalho permanente nos rios. Desci no Iraí e estava um metro abaixo pra chegar na rua. O povo questiona coisas menores, atualmente, como uma valeta entupida. Mas, temos de lembrar do passado, como ficava Pinhais quando chovia muito. E ver a situação de Santa Catarina, por exemplo, uma calamidade com mortes. Diuturnamente, temos um trabalho preventivo nos rios de Pinhais e o resultado é visto quando chove, não temos mais as enchentes que tínhamos”, considerou.
Tolerância zero
Nas Explicações Pessoais, completou o discurso da vereadora Jane Carteira sobre a onda de roubos de bicicletas e assaltos.
“Este momento tem de ser de tolerância zero a essas ocorrências. Estamos na menor cidade do estado em extensão e temos um contingente policial muito expressivo, gigante, mesmo. A tolerância tem de ser zero com o crime. Não podemos deixar que malandro saia ganhando aqui. É o momento de fazer um requerimento a Secretaria cobrando uma atuação mais forte no combate a roubos de bicicletas, assaltos”, colocou.
Carlinhos do Eliza agradece ao público e a todos os colaboradores e patrocinadores da Tradicional Festa do Dia das Crianças
O vereador Carlinhos do Eliza (PSB) agradeceu, ao discursar na tribuna, pelos votos dos vereadores em favor de projeto de sua autoria que concede Título de Reconhecimento Emérito da Área de Saúde a servidora municipal Jéssica Clementino, que trabalha na Unidade de Saúde Tebas.
“A Jessica não pôde vir hoje por motivo de problema de saúde. Mas, agradeço, em nome dela, aos vereadores que votaram pela merecida homenagem. Ela faz um trabalho muito bonito na Unidade de Saúde Tebas”, agradeceu.
O vereador ainda agradeceu a todos os colaboradores, patrocinadores e participantes da Tradicional Festa do Dia das Crianças, realizada no último dia 12, perto dos Supermercados Eliza.
“Foi uma tarde de alegria, a quem agradeço a Deus, primeiramente. Aliás, só choveu até o meio dia, possibilitando que a chuva não atrapalhasse a tarde. A festa contou com o trabalho de voluntários, patrocinadores, colaboradores, a quem agradeço muito. Inclusive, destaco o patrocínio do meu ex-patrão Cristóvão da Rosa, dono dos Supermercados Eliza, que sempre tem sido um grande parceiro desta festa, todos os anos, um de nossos maiores patrocinadores. A festa foi muito bonita, pessoas de todas as idades compareceram junto com as crianças. Agradeço a todos que compareceram e também a minha família e aos meus assessores”, agradeceu.
Jane Carteira pede reforço policial para combate a assaltos com objetivo de levar bicicletas
A vereadora Jane Carteira (SOL) agradeceu, em discurso nas Explicações Pessoais, o bom atendimento de todos os secretários municipais aos vereadores.
“Só temos a agradecer o atendimento prestado pelos secretários, todos, quando solicitados por nós. O Sapinho também, a gente liga e nos atende na hora. O Capitão Mendes, também. Aliás, gostaria de solicitar ao secretário Mendes, da Segurança Pública, que reforce o policiamento na Vargem Grande e outros bairros. Todos, na verdade, precisam de segurança reforçada. Em especial, cito a Vargem Grande porque têm acontecido roubos de bicicletas e assaltos para levarem as bicicletas de trabalhadores que a usam como meio de transporte, de manhã bem cedo. Nesta semana, houve dois casos assim, na Vargem Grande. Temos uma Guarda Municipal que está de parabéns pelo trabalho, mas, peço mais reforço ainda para combater esse problema dos roubos de bicicletas. E parabéns à prefeita, pelo brilhante trabalho”, pontuou.
Enchentes no passado
Jane também lembrou do tempo das enchentes, em Pinhais, ressaltando que, atualmente, a população pode dormir sossegada sem medo de perder seus pertences.
“Quando morava na Vargem Grande, sofri com enchentes, também. Hoje em dia, graças a Deus, o povo pode dormir sossegado quando chove“, lembrou.