O presidente do Poder Legislativo de Pinhais, vereador Marcinho (PSD), destaca os avanços na implantação da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, pasta criada para municipalizar o trânsito no município atuando, ainda, na área segurança púbica, integrando os serviços. “A nova Secretaria, projeto aprovado por esta Casa no final de 2020, dá os primeiros passos para seu pleno funcionamento. Na quinta-feira , dia 19, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito promoveu uma reunião de sensibilização para o primeiro grupo da Guarda Municipal de Pinhais que participará do curso de formação de agentes de trânsito, realizado em parceria com a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria de Defesa Social e Trânsito. A nova secretaria tem o objetivo fundamental de promover a educação no trânsito, disciplinando as regras e normas, a fim de garantir um trânsito mais seguro, mais humano, mais civilizado e mais ordenado em nossa cidade. Um trânsito que valorize a vida e o bem-estar da nossa população. Essa capacitação deverá oferecer todo o conhecimento e formação necessários para que os futuros agentes de trânsito prestem um bom serviço à população. A importância da educação no trânsito deverá ser enfatizada, pois é um processo gradual que demanda mudança de comportamento e de cultura, tanto de motoristas, como de pedestres, motociclistas e ciclistas”, coloca o presidente da Câmara.
O encontro teve o objetivo de alinhar diretrizes para a capacitação e formação dos agentes de trânsito municipal. O curso iniciará no próximo mês, no dia 20 de setembro, e terá carga horária de 200 horas.
Carlinhos do Eliza comemora convênio para regularização fundiária no Perdizes II
O vereador Carlinhos do Eliza (PSD) comemorou a notícia sobre o convênio assinado entre a Prefeitura e a Cohapar para regularização fundiária a 325 famílias residentes em área no Perdizes II. ”Desde o mandato passado, a Prefeitura vem trabalhando nesse projeto. Não foi fácil, pois depende, também, de parceria com o Governo do Estado. Mas, manteve o compromisso na campanha de reeleição. E agora vemos as coisas começando a se concretizarem. Quem ganha é a comunidade. Os moradores não conseguem, sequer, a instalação de um relógio de água da Sanepar sem a documentação do imóvel. Com o projeto da Cohapar, poderão pedir relógios de água, de luz e contarão com ruas asfaltadas, calçadas. A prefeita não parou de trabalhar por isso desde o primeiro mandato. E esta Casa aprovou essa parceria, como sempre, dando todo o apoio necessário para que o projeto virasse realidade”, comemorou.
Tomé ressalta destaque do município em reportagem sobre vacinação contra a Covid-19
O vereador Tomé ressaltou a reportagem da RPC TV, veiculada no horário do almoço, sobre a campanha de imunização contra a Covid-19 em Pinhais. ”Muito bacana vermos nosso município em destaque no jornal da RPC do meio-dia. E a reportagem elogiou nosso sistema no Expotrade, salientando o decreto municipal que prevê a ida para o fim da fila de vacinação para quem escolher marca de vacina quando for chamado.Lembrando que a sugestão para deixar para o fim da fila quem se recusar a receber a vacina que estiver disponível na sua vez foi nossa, aqui da Casa. Minha sugestão que foi assinada por todos os vereadores. Agradeço a todos os dezesseis vereadores que assinaram juntos, e a prefeita, que prontamente aderiu nossa sugestão”, ressaltou.
Binga pede cautela para evitar generalizações sobre supostos catadores praticando roubos a residências
O vereador Binga completou a fala do Vereador Fernando Santos sobre supostos falsos catadores de papel que estariam praticado roubos a residências. ”Muito válido o vereador ter pedido policiamento nesse sentido. Mas, só lembrando que não se pode generalizar quando se fala de catadores de papel.Tem muita gente honesta e decente trabalhando com isso. Tenho encontro com o capitão Mendes, da PM, e vou reforçar o pedido”, colocou.
Binga também comentou sobre a marca atingida de 101 mil vacinados contra Covid-19 no município. ”Sem puxa-saquismo, mas, nosso município está sendo muito elogiado por todos quanto a vacinação. Só ouço pessoas falando bem de nosso sistema de vacinação contra a Covid-19”, elogiou.
Vereador Fernando Santos pede reforço no policiamento para combate a roubos de portões e lixeiras nas residências
O vereador Fernando Santos pediu providências à Guarda Municipal e à Polícia Militar para combater a onda de roubos que tem acontecido nas residências de Pinhais, Piraquara e também de Curitiba, durante a madrugada. ”Trata-se de roubos dos portões das residências, de lixeiras, e de tampas de esgoto, em atos de vandalismo durante a madrugada. O fim da picada. Protocolei um pedido às forças policiais do município para que combatam esse tipo de criminalidade que tem ocorrido muito, ultimamente. Que os policiais e guardas combatam esse tipo de roubo praticado por falsos carrinheiros, falsos catadores de papel que transitam pelas ruas tarde da noite, só com poucos papelões em seus carrinhos, para disfarçar, pois, na verdade, não estão catando papelão, saem com o intuito de vandalizarem e roubarem as casas. Que desçam a borracha nesses vagabundos e os encaminhem para a Justiça”, pediu.
Renan Ceschin comemora votação de projeto de lei de conscientização do Transtorno do Espectro Autista em Presidente Castelo Branco
O vereador Renan Ceschin salientou na tribuna a admissão, na pauta de votação em plenário da Câmara do município de Presidente Castelo Branco, de projeto de lei sobre o Transtorno do Espectro Autista. O projeto daquele município segue o exemplo da Lei Municipal, em Pinhais, que cria a Semana Municipal de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista, de autoria do vereador Renan Ceschin. ”Felizmente, graças a pressão das mães, dos ativistas, do povo, o presidente do Poder Legislativo Municipal de Presidente Castelo Branco acabou por colocar em votação o projeto, prevista para semana que vem. Ele havia alegado anteriormente que Autismo não seria um tema relevante para se colocar em votação no município”, explanou.
Joãozinho destaca assinatura de convênio entre Prefeitura e Cohapar para regularização fundiária no Perdizes II
O vereador Joãozinho Ribeiro (MDB) destacou, em seu discurso, a assinatura do convênio entre a Prefeitura de Pinhais e a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), na manhã da segunda-feira (16/08). O documento prevê a regularização fundiária a moradores de área no Perdizes II. O encontro, na sede da Prefeitura, contou, inclusive, com a presença do deputado federal Luizão Goulart. ”Serão 325 famílias beneficiadas com o programa de moradia em convênio com a Cohapar.Famílias que terão seus imóveis regularizados, com toda documentação necessária, a exemplo de Registro Civil. Recentemente, fizemos reunião aqui na Casa e todos os vereadores mostraram-se interessados em trazer essa benfeitoria. Aliás, temos três travessas no Perdizes que ainda não conseguimos nomeá-las oficialmente porque as moradias não estão regularizadas. Aplausos a Cohapar, a Marli, a Rosa Maria e aos dezessete vereadores desta Casa, e a todos que trabalharam por essa conquista à população. Inclusive, vou apresentar projeto para área que era de invasão no Jardim Cláudia. Hoje, já não se fala mais em área de invasão aqui em Pinhais, pois, o problema já está solucionado”, alegrou-se o vereador.
Arnaldo do Vizinho Solidário sugere implantação de estádio de futebol municipal
O vereador Arnaldo do Vizinho Solidário falou na tribuna sobre requerimento enviado a Secretaria Municipal de Esporte para implantação de um estádio municipal em área onde era a Liga de Esportes. ”Acredito que seremos atendidos nesse requerimento. Seria muito bom um estádio de futebol com arquibancadas naquele local. Creio que é o local ideal”, comentou.