O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho, comemorou o bom resultado obtido no Dia D de Vacinação em todas as unidades de saúde do município, realizado no último dia 20, sábado. A ação reforçou as campanhas nacionais de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação para atualização de vacinas a todas as idades. “No Dia D, em todo o município de Pinhais, foram registradas 1.275 vacinas contra a covid-19, 753 contra a poliomielite e outras 1.442 do calendário nacional de vacinação. Tivemos uma ótima adesão da comunidade à campanha”, pontuou.
Campanhas continuam até setembro
Marcinho lembrou que as campanhas de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação seguem até o dia 9 de setembro. “Crianças a partir de um ano a menores de cinco são o público alvo da vacina contra a poliomielite, já a multivacinação é destinada a jovens menores de 15 anos”, finalizou.
Serviço
Pessoas de todas as idades que tiverem vacinas em atraso ou que precisem tomar alguma dose da vacina anticovid, podem procurar o atendimento de segunda a sexta, das 8h às 16h30 e até às 18h30 nas unidades de horário estendido, que são: Ana Nery, Maria Antonieta, Vargem Grande e Weissópólis.
A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação infantil contra a covid-19 é feita exclusivamente às terças e quintas nas USFs de horário estendido.
Temos que brigar por mais descontos para que as pessoas possam pagar o IPTU à vista, diz Binga
O vereador Binga, no Grande Expediente da Casa, disse ser importante e necessária a implantação dos REFIPs, assim como a possibilidade de um maior desconto para aqueles que pagam o IPTU à vista. “A fala do Joãozinho é a clareza da verdade do que se passa hoje com o povo brasileiro: dificuldade total, com um enorme endividamento. Nós temos que brigar pelos REFIPs, mas eu tenho falado aqui que temos que tentar, de alguma forma, a redução para as pessoas que pagam à vista. Se você pagar à vista, você escapa, mas se deixar para o próximo ano, os juros já são gigantescos e você não consegue mais pagar”, disse.
O parlamentar lembrou ainda que há uma lei de responsabilidade fiscal, aprovada pelos senadores, que diz que o procurador do município é obrigado a executar as dívidas de IPTU. “Por incrível que pareça, existe uma lei que faz com que o procurador tenha que fazer isso. Caso ele não faça, o município corre o risco de ser penalizado. Por isso, temos que buscar sempre soluções que estimulem os descontos. A população ganha muito pouco e estão todos com dificuldades”, finalizou.
Arrombamentos de condomínios preocupa Fabrício Sousa
Nas Explicações Pessoais, o vereador Fabrício Sousa disse estar muito preocupado com os casos de arrombamentos, furtos e entradas não permitidas em condomínios de Pinhais, que, segundo ele, vem aumentando significativamente. “Só nestes últimos quinze dias foram quatro condomínios arrombados. Eles arrebentam vidraças e arrombam portões automotivos para roubar coisas, como por exemplo bicicletas. Estive em conversa com o secretário de Segurança e Trânsito, o Mendes, para que pudéssemos traçar alguma ação para colocar esses invasores na cadeia. Ele afirmou que irá intensificar as rondas”, concluiu.
Joãozinho sugere a implantação de um REFIP emergencial
O vereador Joãozinho Ribeiro aproveitou seu espaço na tribuna para sugerir à Prefeitura de Pinhais a implantação de um REFIP Emergencial, com objetivo de que os contribuintes possam regularizar dívidas de IPTU com descontos nos juros e multas. “Estive recentemente no Bonilauri e fiquei sabendo que lá há muitas pessoas que podem acabar tendo seus imóveis leiloados por dívidas de IPTU. Para evitarmos que essas pessoas fiquem desabrigadas, eu clamo aqui que possamos implementar um REFIP emergencial. Essa é a solução para resolvermos as diversas questões como essa. Depois que os imóveis forem para leilão, não adianta mais. Precisamos disso para ontem”, apontou.