Presidente da Câmara de Pinhais ressalta parceria entre Legislativo e Executivo

Presidente da Câmara de Pinhais ressalta parceria entre Legislativo e Executivo

Presidente da Câmara de Pinhais ressalta parceria entre Legislativo e Executivo
Presente à solenidade de apresentação de um novo cronograma de trabalho para a obra do Hospital Regional, em Pinhais, o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho, destacou a parceria entre os poderes Legislativo e Executivo.

Em cerimônia realizada no dia 1º de outubro, sexta-feira, a Prefeita Marli Paulino anunciou a confirmação da reserva de R$ 40 milhões para a obra do Hospital Regional, um compromisso de campanha estabelecido em parceria com o Governo do Paraná.

“Estabelecemos um compromisso de campanha e vamos cumpri-lo, em parceria com o Governo do Estado, até o término desta gestão. A obra está em estudo. Estamos fazendo tudo com planejamento e responsabilidade de modo que possa realmente ser custeado, que funcione bem e sem comprometer as finanças do município, afirmou.

Parceria com o Poder Legislativo Municipal

Presente à cerimônia, o presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho (PSD), ressaltou a parceria sólida entre os poderes Executivo e Legislativo do município, o que tem propiciado a viabilidade desse e de tantos outros projetos. “O Poder Legislativo de Pinhais mantém e manterá uma firme parceria com a gestão do Executivo a fim de garantir os meios para que obras importantes como essa do Hospital Regional sejam viabilizadas. Se a Casa não tivesse aprovado em plenário, o projeto seria inviabilizado. É por essa parceria comprometida com o desenvolvimento do município e o bem-estar da população que as coisas boas acontecem no município”, ressaltou Marcinho.

UTI geral e neonatal

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, o Hospital de Pinhais, por ser regional, deverá atender à demanda de outros municípios da Grande Curitiba, e que a parceria com o Governo do Estado é fundamental para a garantia da viabilidade da obra e custeio. “ Até dezembro, finalizaremos o estudo, quando faremos uma estimativa da capacidade de atendimento, inclusive, para cirurgias eletivas. Acredito que, pelo menos, deverá contar com capacidade para cem leitos, explicou.

Atendimento à Região Metropolitana

Ex-prefeito do município, o deputado federal Luizão Goulart (Republicanos) acrescentou que o Hospital Regional deverá atender à demanda da 2ª. Regional de Saúde no que puder dar suporte, constituindo-se num hospital público, diferentemente de outros hospitais que atendem a Grande Curitiba, como o Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, e o Hospital do Rocio, em Campo Largo, que são privados e oferecem apenas um suporte de serviços pelo SUS.
Luizão ainda acrescentou que este é outro compromisso de campanha que receberá empenho total da gestão, do mesmo modo que aconteceu com a reabertura do Hospital e Maternidade Municipal em 2010.

Sustentabilidade

Já a vice-prefeita Rosa Maria (Republicanos), disse que o projeto precisa passar por várias etapas para que funcione de maneira adequada. “Sabemos da importância desse projeto dentro do nosso plano de governo. Precisamos que este hospital tenha sustentabilidade, que tenha uma gestão que possa atender bem a nossa população” explicou.

Estudo de viabilidade

Representando o Governo do Estado, o diretor da 2ª Regional de Saúde, José Dalmi Dissenha, falou da importância dos serviços de saúde, principalmente neste período que vivenciamos. “Parabenizo a prefeita e toda a sua equipe que está fazendo um estudo de viabilidade muito consistente porque é necessário ter muito cuidado para abrir uma casa hospitalar, pois, ela precisa funcionar posteriormente. Só o prédio físico não resolve os problemas de saúde da população” ressaltou.

Ampliação da área

Nesta nova etapa do projeto, houve uma ampliação da área que futuramente vai abrigar esta estrutura de saúde, passando de 8 mil para 10 mil m², o que resulta na melhoria dos parâmetros construtivos e de acessos ao futuro hospital.

Comitê Gestor

Desde o início deste ano, o Comitê Gestor que alinha as decisões sobre a construção do hospital tem se reunido. O objetivo dos encontros é realizar uma série de análises, dentro das possibilidades, para agilizar e efetivar a construção do novo hospital em Pinhais e para que haja garantia da viabilidade de atendimento via SUS. Cabe ressaltar que o Novo Hospital de Pinhais será para atendimento de alta complexidade e contará com Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Fazem parte desse Comitê Gestor a secretária Adriane da Silva Jorge Carvalho (Saúde), e os secretários Ricardo Pinheiro (Governo), Edson Galdino (Procuradoria Geral), José Martins (Desenvolvimento Econômico), Emerson Bento (Urbanismo) e José Pedroza (Finanças).

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress