Em um período em que a pandemia da Covid-19 afetou os negócios, as empreendedoras precisam mais do que nunca ser celebradas. Assim, o Prêmio Empreendedora Curitibana 2021 abriu inscrições na quinta-feira (6/5) em crescimento: extrapolou os limites da cidade e ganhou duas novas categorias.
Em sua quarta edição, a premiação vai abranger iniciativas de empreendedoras dos 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e reconhecer ações de mulheres em startups e de impacto socioambiental.
No lançamento desta quarta edição do Prêmio, na quinta-feira (6/5) em evento on-line na programação do Vale do Pinhão, o vice-prefeito Eduardo Pimentel celebrou ampliação da premiação.
“Curitiba e a Região Metropolitana são uma só, seja no transporte, na educação e também no empreendedorismo. O prefeito Rafael Greca sabe muito bem disso e tem trabalhado muito por essa Curitiba Metropolitana”, destacou Pimentel.
Ele também reforçou a importância do trabalho feminino para a retomada econômica e o papel do protagonismo feminino para a economia das famílias.
Curitiba e os 28 municípios da região metropolitana têm, atualmente, 50,7 mil empreendedoras registradas como microempresárias ou MEI (microempreendedoras individuais).
O prêmio é bianual e é organizado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação S/A para valorizar mulheres empreendedoras que se destacaram em diferentes áreas de negócio. A primeira-dama e embaixadora do programa, Margarita Sansone, manifestou entusiasmo com o papel da mulher na economia.
“Sou incentivadora e aplaudo o programa de sucesso revelador de tantos talentos em Curitiba. Estratégia vital na retomada econômica. É a força da mulher curitibana, mais forte que qualquer dificuldade”, disse primeira-dama.
Cinco categorias
A presidente na Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação S/A , Cris Alessi, destacou a relevância desta edição do Prêmio Empreendedora Curitibana, em meio a um dos momentos mais complicados da história da mulher no mercado de trabalho por causa da crise econômica mundial com a pandemia da Covid-19.
“O Prêmio vem apoiar essa mulheres que fazem da resiliência sua bandeira e vai mostrar como, além de resilientes, somos forte e focadas”, disse Cris Alessi.
Ela lembrou que, com a pandemia, estima-se um retrocesso da mulher no mercado em 15 anos. “Isso interrompe também um crescimento feminino no empreendedorismo. Temos de lutar para voltar essa tendência de evolução”, disse.
Para tanto, uma das ações foi ampliar o número de categorias na premiação deste ano, de três para cinco. Além das categorias Microempreendedora Individual (MEI), Ideia Empreendedora e Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo Social, a edição 2021 também vai congratular as mulheres que se destacarem e iniciativa em Start Up e de Impacto Socioambiental.
Inscrições e cronograma
As inscrições para a premiação deste ano estão abertas entre 6 de maio e 6 de julho e podem ser realizadas no site da premiação (http://www.agenciacuritiba.com.br/pec-2021/).
Podem participar da 4ª edição do Prêmio Empreendedora Curitiba mulheres (cisgênero e transgênero) acima dos 16 anos (desde que emancipadas), que morem em Curitiba ou municípios da Região Metropolitana.
Até a premiação final, em 19 de novembro, as inscritas participam de capacitações on-line e serão avaliadas em diferentes etapas, que inclui avaliação de documentos e do projeto.
No final de agosto, passam pela primeira fase classificatória, com apresentação das propostas em formato de Pitch, que seleciona dez empreendedoras para a etapa de entrevistas. As selecionadas também vão concorrer à uma menção honrosa de voto popular. Na cerimônia de premiação, em 19 de novembro, serão divulgadas e premiadas as três primeiras colocadas nas cinco categorias.
Lançado em 2015, como uma das ações do Programa Empreendedora Curitibana para inspirar o desenvolvimento de novos negócios liderados por mulheres e fomentar a economia local, o Prêmio Empreendedora Curitibana capacitou mais de 850 mulheres nas suas três primeiras edições.
Apoio às empreendedoras
Durante o lançamento do Prêmio, a co-fundadora do The Girls on the Road, Taciana Melo, apresentou uma reflexão sobre o que é necessário para uma mulher empreender.
“Muitas não se lançam no empreendedorismo porque ainda não veem outras como exemplo. Mas sabe-se que quando há mais mulheres liderando, há mais lucro, mais inovação. Nenhuma economia hoje pode crescer sem a participação feminina em massa”, destacou Taciana.
O The Girls on te Road é um projeto que, durante 15 meses, entrevistou mais de 300 mulheres sobre o empreendedorismo feminino em 24 países e como elas têm construído o sucesso nos seus próprios termos.
Também participaram do lançamento do Prêmio Empreendedora Curitiba 2021 o secretário municipal do Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho, e as embaixadoras do Programa Empreendedora Curitiba Albanir Gaier Fracaro, Birgit Keller Marsili, Fernanda Oliveira, Helo Garrett, Juliana Karam, Lênia Luz, Luciana Burko, Marcia Beatriz Cavalcante, Margaret Groff, Mônica B. Berlitz, Rafaela Boza, Raquel Rink, Salette Azevedo e Vera Bontorin.