Prefeitura segue com ações para tornar Colombo Cidade Amiga do Idoso

Prefeitura segue com ações para tornar Colombo Cidade Amiga do Idoso

O Programa Cidade Amiga do Idoso tem a finalidade de incentivar os municípios a adotarem medidas para o envelhecimento saudável, contribuindo para a qualidade de vida da pessoa idosa

A Secretaria de Assistência Social na Regional Maracanã e o comitê gestor do Programa Cidade Amiga do Idoso, composto por representantes de vários setores da Administração Municipal, para criação de políticas públicas que visam melhorar a qualidade de vida da população com idade acima de 60 anos.

Segundo a secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto, a ação faz parte do cronograma para tornar Colombo uma cidade amiga do idoso. “Receber o selo de Cidade Amiga do Idoso será uma grande conquista e representa o respeito ao nosso próprio futuro. Vamos continuar trabalhando, com a ajuda de gestores de todas as secretarias e dos nossos idosos para a elaboração de um plano de ação intersetorial e tornar nosso município mais estruturado e mais acessível para a melhor idade”.

Grupos Focais

Representantes do comitê gestor com o apoio da Universidade Federal de Pato Branco já iniciaram os encontros com os grupos focais nas Instituições de Longa Permanência, nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Pastoral do Idoso, para diagnosticar as principais demandas e garantir um envelhecimento mais saudável à população.

Programa Cidade Amiga do Idoso

De acordo com o site da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o Programa Cidade Amiga do Idoso tem a finalidade de incentivar os municípios a adotarem medidas para o envelhecimento saudável, contribuindo para a qualidade de vida da pessoa idosa.

Desde 2008, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem certificado municípios que adaptam suas estruturas e serviços para que sejam acessíveis a idosos e promovam a inclusão dessa faixa da população.

O reconhecimento “Cidade Amiga do Idoso” é dado pela OMS para as cidades que estimulam o envelhecimento ativo ao otimizar oportunidades para saúde, participação e segurança, a fim de aumentar a qualidade de vida no envelhecimento, levando em conta as diferentes necessidades e capacidades do idoso.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress