De janeiro à maio deste ano, de acordo com dados divulgados pelo Departamento de Promoção e Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde, São José dos Pinhais registra ao todo 37 casos importados – moradores infectados com histórico de viagem – e positivos para a dengue.
Com o lema ‘Você não pode ver o Coronavírus mas pode ver os focos da Dengue’, a Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), vai reforçar, nos próximos dias, através de uma campanha que será promovida na cidade, a importância da prevenção no combate contra a dengue, que apresenta nos últimos meses um aumento expressivo do número de casos da doença na cidade, no Paraná e em todo o país.
Durante o ano, a prefeitura realiza diversas ações de combate à dengue no município. Desde o início da pandemia de coronavírus os trabalhos de prevenção promovidos pela UVZ não foram interrompidos e nas próximas semanas será intensificado através da campanha que reforça ainda mais os cuidados básicos e necessários de prevenção da doença como: não deixar água parada em recipientes (vasos, vasilhas, pneus, garrafas, plásticos), locais onde o mosquito nasce e se desenvolve; manter poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros sempre bem tampados; fazer a entrega de pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou mantê-los em local limpo e coberto; limpar frequentemente calhas e a laje da casa além de manter o quintal sempre limpo recolhendo lixo e detritos são algumas medidas sanitárias que a população deve fazer para contribuir no combate contra à dengue no município.
“É preciso ressaltar que os cuidados com a dengue devem ser diários, por isso é preciso cuidar para não gerar focos do mosquito. Mesmo com campanhas de conscientização e trabalho contínuo da Prefeitura, os números dos casos têm subido e por isso a população não pode esquecer que dengue também mata. Os 37 casos importados e confirmados para dengue estão sendo acompanhados e monitorados pelas técnicas da Divisão de Vigilância Epidemiológica da cidade”, frisou Odevair da Silva Mathias, diretor do Departamento de Promoção e Vigilância da Sems.
Principais sintomas da Dengue
– Febre alta > 38,5ºC;
– Dores musculares intensas;
– Dor ao movimentar os olhos;
– Mal estar;
– Falta de apetite;
– Dor de cabeça;
– Manchas vermelhas no corpo.
Ao observar os principais sintomas da doença descritos a cima procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência e em caso de dúvidas a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) atende de segunda a sexta-feira, das 8 h às 12 h e das 13 h às 17 h, no telefone 3384-1228, e aos sábados, domingos e feriados através do telefone de plantão da unidade: 9 8508-0800.