A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria da Saúde, realizou um pregão eletrônico que prevê a compra de 11 mil testes rápidos para a testagem da Covid-19, sendo uma das maiores compras por 100 mil habitantes no Brasil.
Os testes em grande escala é uma das principais formas de combate à Covid-19, já que os resultados obtidos via teste rápido fornecem dados importantes para o entendimento e o rastreamento da infecção do vírus em todo o município, sendo inclusive recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para enfrentar a disseminação do novo coronavírus, que continua a avançar em todo país.
Custo Baixo e transparência
Devido ao decreto de calamidade pública, a aquisição dos testes dispensaria a necessidade de licitação, o que poderia encarecer o preço total. Mas pelo compromisso com a transparência e o bom uso do dinheiro público, a Prefeitura de São José dos Pinhais realizou um pregão eletrônico, que dá o direito do município adquirir até 11 mil testes por um dos menores valores praticados no Brasil, sendo o custo de R$ 27,99 por unidade.
“Para combater o novo coronavírus, solicitei a compra de 11 mil testes rápidos de anticorpos. Essa é uma das maiores compras por 100 mil habitantes no Brasil e, um importante detalhe da aquisição foi o custo. Conseguimos um dos menores valores no país”, disse o prefeito Toninho Fenelon, destacando o uso da compra via pregão eletrônico.
Testes nos bairros
Com a compra dos novos testes, a Prefeitura de São José dos Pinhais retomou ações de testagem em massa nos bairros, para detectar infectados pela Covid-19. As ações já foram realizadas no bairro Rio Pequeno e Jardim Cruzeiro, sendo que novos bairros serão agendados durante a semana para receberem a equipe da Secretaria de Saúde.