Prefeitura de Rio Branco do Sul investe em melhoria hídrica nas comunidades rurais

Prefeitura de Rio Branco do Sul investe em melhoria hídrica nas comunidades rurais

comunidades rurais
No trabalho contínuo de manutenção e melhorias no sistema hídrico na área rural a equipe realizou atividades importantes na localidade de Três Barras, Corriolinha e Ribeirinha

Em clima de celebração pelo Dia Mundial da Água trazemos informações sobre ações da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), realizadas pelo Departamento de Abastecimento.

No trabalho contínuo de manutenção e melhorias no sistema hídrico na área rural a equipe realizou atividades importantes na localidade de Três Barras, Corriolinha e Ribeirinha.

Em Três Barras foi feito melhorias na captação e a distribuição de água, com a realização da troca da bomba submersa, manutenção e limpeza em toda a rede de abastecimento, promovendo o acesso da população local aos recursos hídricos para o uso comunitário.

No Corriolinha, por meio de visitas técnicas, está sendo feito levantamento e identificação de nascentes de água, com o objetivo de protegê-las e recuperá-las, uma iniciativa ambiental relevante que vai impactar positivamente na qualidade de vida dos moradores da região e na preservação ambiental.

Já na Ribeirinha, como resultado de trabalho conjunto entre a SMAPA, Secretaria de Educação e a de Obras Públicas, foi realizada a expansão da rede de abastecimento, com a ampliação de 1.500 metros de rede, para atender as residências e a Escola da Ribeirinha, que passaram a ser abastecidas por sistema de poço artesiano, garantindo o acesso à água de qualidade.

De acordo com os moradores há vários anos a localidade era abastecida por um sistema de coleta de água diretamente de uma mina d’água. Esse sistema foi construído pelos próprios moradores, que conviviam diariamente com a dificuldade de manutenção da rede, principalmente em períodos de muita chuva ou de muita seca. Além de abastecer as residências dos moradores, esse mesmo sistema abastecia a Escola Pública Municipal da Ribeirinha, que ficava igualmente prejudicada pela escassez hídrica, um problema agora solucionado.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress