A Prefeitura de Piraquara realizou um grande mutirão de limpeza no Conjunto Habitacional Madre Teresa de Calcutá, no Guarituba. Durante semanas a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos executou os serviços de recolhimento de entulhos, varrição, roçada, lavagem de canaletas e desobstrução de galerias. Foram retiradas toneladas de lixo despejado irregularmente em espaços de uso comum e no entorno do residencial.
A ação tem como objetivo proporcionar um ambiente mais agradável para a população do local, além de eliminar focos transmissores de doenças como a dengue e a proliferação de animais. Após a limpeza, a Prefeitura de Piraquara vai realizar ações de recomposição dos locais degradados, plantio de árvores e educação ambiental junto com a comunidade para conservar o bairro limpo.
Toneladas de lixo retirado
Durante os dias de mutirão a Prefeitura de Piraquara removeu toneladas de entulhos e lixo despejado irregularmente no entorno do bairro. Foi necessária a utilização de uma retroescavadeira e um caminhão para retirar os resíduos do local, grande parte despejado de forma irregular e clandestina em uma área de uso comum entre os moradores.
Despejo de lixo irregular é crime
É proibido em Piraquara depositar, permitir a deposição ou propiciar a deposição de lixo, bens inservíveis, entulho de obra ou resíduos de poda em terrenos baldios, imóveis públicos ou privados, bem como em encostas, rios, valas, ralos, canais, lagoas, áreas protegidas ou em qualquer outro local não autorizado pelo Poder Público.
A coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos no município são regulamentados pelas Leis Municipais 907/2007 e 897/2007, que determinam direitos e deveres do poder público e do gerador, além das sanções para quem cometer infrações. O lixo deve ser disposto para a coleta nos dias certos em frente às residências (preferencialmente em lixeiras), ou junto ao portão dos comércios.
Faça sua parte! Ajude a cuidar do bairro e denuncie
Mantenha o jardim e o entorno da sua casa sempre limpo e conservado. Quem constatar o despejo de resíduo irregular ou alguma outra atividade que cause dano ambiental pode efetuar a denúncia por meio do telefone 0800 644 1801, o denunciante terá a identidade preservada. Em situações de flagrante a Polícia Militar também pode ser acionada pelo telefone 190.