No dia 16 de março, foi lançado em Piraquara o projeto “Linha de Leitura. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Rotary Club Distrito 4730, a ação tem como objetivo incentivar a prática da leitura diária, envolvendo professores e estudantes das turmas de 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
O projeto “Linha da Leitura” é uma iniciativa já desenvolvida em diferentes cidades brasileiras, onde é aplicada uma metodologia de escolas estrangeiras para o fortalecimento da leitura entre os alunos. Por meio da parceria, o Rotary Club fez o aporte financeiro para o fornecimento dos livros e os carrinhos de transportes que serão utilizados, além do material para a formação dos professores da rede municipal.
No dia 04 de março, os representantes do Rotary apresentaram, oficialmente, o projeto aos gestores das instituições do município. Já nos dias 08, 09 e 11 de março, a professora/coordenadora Lilia Maria Pontoni Wachowicz, responsável pela implementação da iniciativa realizou um momento de formação continuada com os professores e as professoras das turmas do 3º, 4º e 5º ano.
O prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, recebeu dos representantes do Rotary Club os materiais e enalteceu a parceria. “A leitura traz benefícios imensuráveis na vida, formação e desenvolvimento dos estudantes, por isso é de extrema importância ações que fomentem ainda mais esse saudável hábito. Ficamos muito contentes e agradecidos pela viabilização dessa parceria em nosso município por meio do Rotary de Piraquara”, enfatizou.
As escolas serão organizadas em dois grupos para serem atendidas:
- 1ª etapa – 1º semestre: Antonio Scarante, Bernhard Jülg, Heinrich de Souza, João Batista Salgueiro, Jomar Tesserolli, Marilda Cordeiro Salgueiro, Prof. Pe Lotário Welter, Olga Ribas Martins e Rudi Heinrichs.
- 2ª etapa – 2º semestre: Capoeira dos Dinos, Carmela Dutra, Emília Capelini Valenga, Geraldo Casagrande, Guilherme Ribeiro, Hermínio de Azevedo Costa, Idília Alves de Farias, Dona Julia Wanderley, Izaak Victor Pereira, João Martins, Manoel Eufrásio e Marlene Licheski.