A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Educação, confirmou o retorno das atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência na rede municipal de ensino. O PROERD tinha sido suspenso junto com as aulas presenciais em razão da pandemia da Covid-19. Com o retorno na modalidade híbrida desde setembro, o programa também retornará quando os alunos voltarem de forma integral.
Na terça-feira, dia 19 de outubro, o prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, junto com a secretária municipal de Educação, Loireci Dalmolin de Oliveira, recebeu os soldados Guilherme e Juliane, do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária – BPEC, que são os responsáveis pelo PROERD no município. Na ocasião, ajustaram a retomada das atividades que contemplam os alunos por meio de ciclos, durante todo o ano.
“É uma satisfação para nós o retorno de um programa tão importante na formação das nossas crianças como o PROERD. Agradeço a parceria com a Polícia Militar, por meio do BPEC, que nos últimos anos se tornou tradição em nossa cidade com a formação de milhares de alunos”, destacou o prefeito Josimar Fróes.
A Secretária de Planejamento e Coordenação Geral, Mayara Valach, também participou da reunião.
PROERD
O PROERD tem o objetivo de prevenir o uso indevido de drogas entre as crianças e jovens, melhorar o relacionamento entre os alunos e orientar sobre como ajudar os demais. Ele tem como base o projeto americano Drug abuse Resistance Education, implantado em 1983 e que até hoje inspirou mais de 40 países. Pesquisas em todo o mundo comprovam a eficiência do PROERD, que é sempre atualizado e adequado à realidade de cada região. No Paraná, mais de um milhão e 300 mil alunos já participaram.