A Avenida Maringá é uma das importantes vias de Pinhais, que liga a Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel (PR-415), na região central, a Estrada da Graciosa, no bairro Atuba, divisa com Colombo. Com quase 5 km de extensão, todos os dias, milhares de pessoas usam a via. Entre elas, funcionários das empresas que a utilizam para o escoamento da sua produção.
É por isso que nos últimos anos a Prefeitura de Pinhais iniciou os trabalhos da sua duplicação, que iniciou no trecho compreendido entre as ruas Jandaia do Sul e Umuarama, com aproximadamente 1 km de extensão. A pavimentação da segunda fase, entre a ruas Umuarama e Aristídes de Oliveira, em um trecho de aproximadamente 1,2 km, já está concluído.
Nesta fase, atualmente as equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) realizam os trabalhos de conclusão, como as construções de calçadas e ciclovia. Posteriomente, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) finalizarão com os serviços de paisagismo.
A terceira fase, em andamento, compreende o trecho entre a Estrada da Graciosa até a proximidade da Rua Joaquim Borges, nas intermediações do Cemitério Parque Jardim da Saudade. Esta fase, que tem extensão de 750 metros, está dividida em duas etapas, sendo a primeira onde já foi feita pavimentação, atualmente as construções de calçada e ciclovia, e o segundo que nesta semana iniciaram os trabalhos de pavimentação.
A quarta e última fase deixará a Avenida Maringá totalmente duplicada, tem um trecho de aproximadamente 600 metros e será realizada entre as ruas Joaquim Borges e Aristídes de Oliveira, no bairro Atuba.
Quando concluída, toda a Avenida terá calçadas padronizadas em concreto poroso, ciclovia/ciclofaixa, pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), travessias elevadas para pedestres, dispositivos de interseções viárias, iluminação em LED e paisagismo.