Medida entra em vigor no dia 22 e visa minimizar a transmissão comunitária do novo Coronavírus
A Prefeitura de Pinhais publicou, na tarde de quinta-feira, dia 16, um decreto em que estabelece como obrigatório o uso massivo de máscaras a todos os munícipes. O objetivo é de minimizar a transmissão comunitária do coronavírus Covid-19.
A medida passa a valer a partir da próxima quarta-feira, dia 22, e o uso das máscaras deverá ocorrer em todos os locais públicos ou privados em que haja a circulação ou permanência de pessoas.
Além disso, o decreto 337/2020 traz que os estabelecimentos comerciais deverão exigir a utilização de máscara para todos os clientes e empregados, restringido a entrada daqueles que não estejam usando.
Outro ponto abordado pelo decreto é com relação ao acesso de crianças e idosos nos estabelecimentos comerciais, considerando o seu grau de vulnerabilidade frente à Covid-19. Idosos só poderão entrar nos estabelecimentos em horários específicos ou desde que demonstrada situação de necessidade. Já as crianças só poderão acessar estes locais desde que seja comprovada a impossibilidade de serem deixadas com outras pessoas. “Estamos seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde e demais órgãos de saúde, que orientam o isolamento social como medida de prevenção a disseminação do novo coronavírus”, salientou o secretário de Governo, Ricardo Pinheiro.
Máscaras de proteção
O Ministério da Saúde tem orientado à população a utilização de máscaras caseiras como barreiras na propagação da doença:
– A máscara é individual e não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa;
– A máscara pode ser usada por duas horas ou até ficar úmida. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha mais de uma máscara de pano;
– A máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano;
– Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;
– Evite tocar na máscara, e ao colocar e retirar, higienize bem as mãos com água e sabão ou com álcool 70%;
– Para colocar e retirar a máscara segure sempre pelo elástico;
– Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de 30 minutos.