A iniciativa teve como objetivo intensificar a prevenção da AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis (DST)
A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais uma edição da Campanha de Carnaval. A iniciativa contou com uma programação diversificada e foi realizada em supermercados do município e no Terminal Metropolitano, locais escolhidos devido à grande circulação de pessoas. Na lista de ações tiveram distribuição de materiais informativos, ações educativas e disponibilização de preservativos para a população em geral. As atividades foram realizadas pelo Centro de Controle de Agravos em parceria com a Vigilância Epidemiológica e o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas (CAPS-AD).
O objetivo desta iniciativa é intensificar a prevenção à AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis (DST). Direcionada à população sexualmente ativa, a campanha teve como tema “A vida é melhor sem AIDS. Proteja-se. Use camisinha”. Culturalmente as ações são de fundamental importância para reforçar o uso do preservativo como medida de prevenção em todas as relações sexuais, e para alertar quanto ao risco de infecção pelo HIV.
Cuidados
De acordo com o Ministério da Saúde, estar ciente do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto. Por isso, o Ministério da Saúde alerta que, caso a pessoa tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas, faça o exame. A infecção pelo HIV pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco. Isso porque o exame, laboratorial ou o teste rápido, busca por anticorpos contra o HIV no sangue. Esse período é chamado de janela imunológica.
Serviço
A testagem rápida para o HIV está disponível para a população em geral nas Unidades de Saúde da Família e também no Centro de Controle de Agravos (CCA), localizado na Rua 15 de Novembro, 92, Centro. Mais informações sobre este serviço pelo telefone (41) 3912-5399.