Evento referente ao terceiro quadrimestre de 2019 também contou com apresentação das contas do Pinhais Previdência
No final da tarde da sexta-feira, dia 28 de fevereiro, a Prefeitura de Pinhais e o Pinhais Previdência realizaram a prestação das suas contas do terceiro quadrimestre de 2019, referente aos meses de setembro a dezembro. Realizada na Câmara Municipal de Vereadores, a audiência pública contou com a presença de secretários municipais, servidores públicos, da população, dos vereadores membros da Comissão de Finanças, Fiscalização e Licitações: Leandro (presidente), Professora Cinéia e Dirceu da Aposentadoria; além dos legisladores Jane Carteira e Arnaldo do Vizinho Solidário.
Representando a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, o secretário de Governo, Ricardo Pinheiro, destacou que não é por acaso que hoje o município é visto como referência: “A administração realiza vários tipos de investimentos, destaque para a área da saúde, cuja lei obriga que 15% seja investido neste setor, mas em Pinhais no ano passado investimos 22%. Conseguimos isso porque temos uma gestão focada nas pessoas. Outra contribuição foram recursos conseguidos por meio de representante na Câmara Federal”. Ricardo aproveitou o momento para agradecer o apoio fundamental dos vereadores. “Esta parceria entre os Poderes traz muitos resultados positivos para a nossa população”.
O Pinhais Previdência, que realiza a gestão do sistema previdenciário dos servidores da Prefeitura de Pinhais, apresentou as contas por meio do presidente Luiz Cláudio Leonel. Ele iniciou enfatizando o bom ano de 2019, “o qual foi extremamente proveitoso ao bater as nossas metas. Conseguimos fazer com que o instituto tivesse um rendimento do seu patrimônio líquido acima dos 13%. Outra conquista foi em novembro quando fomos o segundo instituto do gênero no Paraná a receber a Certificação do Pró-Gestão, que se assemelha a ISO. Este fato evidencia que a gestão é feita com qualidade baseada no que rege todos os aspectos legais”.
O secretário municipal de Finanças, José Martins, lembrou que a prestação de contas atende a Lei de Responsabilidade Fiscal. “A gestão da prefeita Marli vem a esta Casa de Leis demonstrar seus resultados fiscais, suas receitas e despesas, bem como os resultados efetivos da gestão”. Martins lembrou a divulgação da audiência por meio de edital em diário oficial e com cartazes convidando a população para participar do evento. Ele iniciou a apresentação com noticiários jornalísticos sobre o cenário financeiro atual, o qual, segundo ele, demonstra o aumento no mercado de trabalho informal e uma instabilidade econômica. “Nós gestores precisamos estar sempre atentos e preocupados, pois isto pode gerar uma queda na arrecadação”, disse o secretário.
Sobre a saúde em Pinhais, a secretária da pasta, Adriane da Silva Jorge Carvalho, explicou sobre os desafios enfrentados nesta área. O vereador Leandro, presidente da Comissão de Finanças, Fiscalização e Licitações, finalizou a prestação de contas agradecendo a transparência nas informações, o que demonstra o comprometimento da prefeitura com a sua população, bem como do Pinhais Previdência.