A ação tem o objetivo de tranquilizar as futuras mamães e familiares no momento do parto
Em alusão à Semana da Gestante, a Secretaria Municipal de Saúde realizou mais uma visita guiada, na sexta-feira, dia 20/05. A ação tem o objetivo de tranquilizar as futuras mamães e familiares no momento do parto. A iniciativa ocorre desde 2009, em parceria com as Unidades de Saúde da Família e o Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
As visitas ao ambiente hospitalar fazem parte das ações de extensão do pré-natal, realizadas com o objetivo de reforçar as orientações passadas às gestantes e familiares durante o período que antecede o nascimento do bebê. Segundo Débora Beatriz Machado, da Seção de Políticas de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, o programa faz com que as gestantes tenham um contato prévio com o local e os profissionais que as receberão. “Isso as familiariza ao hospital e à equipe de enfermagem, e certamente as deixa mais tranquilas e preparadas para este momento tão especial”, destaca Débora.
De acordo com Débora, as equipes de estratégia em saúde da família já incorporaram as visitas nas ações de apoio ao pré-natal. “Durante as orientações os profissionais reforçam a importância das gestantes conhecerem o local em que seus filhos irão nascer. Além disso, eles incentivam o acompanhamento do pai ou outro familiar, que passe segurança às gestantes durante o parto”, ressalta Débora.
Além da programação já prevista nas demais visitas, neste último encontro foi realizada palestra sobre os cuidados em relação ao mosquito Aedes Aegypti. Também esteve presente a vereadora Rosa Maria de Jesus Colombo, autora da Lei Municipal Nº 1.448, de 14 de outubro de 2013, que institui no a Semana Municipal da Gestante.
Como ocorre a visita?
A visitação é realizada mensalmente, sempre com agendamento prévio, conforme disponibilidade de vagas e idade gestacional. Na visita, guiada por enfermeiras do Centro Obstétrico e da Maternidade, gestantes e acompanhantes fazem o roteiro que será percorrido no dia do nascimento do bebê e conhecem a estrutura dos quartos e salas de parto. O DEASS disponibiliza o transporte de ida e volta para as gestantes e acompanhantes das Unidades de Saúde até o Hospital.
As profissionais ressaltaram, em diversos momentos, a importância de o Hospital ser reconhecido como Amigo da Criança, que dentre as inúmeras diretrizes, incentiva o aleitamento materno ainda dentro da maternidade, logo após o parto. Outro ponto importante é o contato entre bebê e mamãe logo nos primeiros minutos.
Alojamento Conjunto
O Hospital não possui berçário e sim alojamento conjunto, o qual proporciona maior vínculo entre mãe e bebê, pois eles permanecem juntos 24 horas por dia, além de facilitar o aleitamento materno e diminuir a ansiedade dos pais. Este espaço também permite que a mãe identifique as necessidades do seu filho desde o nascimento.
Curso de acompanhante de parto
Mensalmente é oferecido Curso para Acompanhante no Parto, formação que é ministrada pelos profissionais médicos e enfermeiros em dois módulos. O objetivo é promover a participação dos pais ou acompanhante no parto, e orientar como deverão proceder. Cabe ressaltar que é permitido o acompanhamento desde o momento em que a mãe entra em trabalho de parto. Para participar, entre em contato com o Hospital pelo telefone (41) 3059-9258.