No dia 24 de fevereiro foi realizada a Audiência Pública de Prestação de Contas do 3º Quadrimestre de 2021, no plenário da Câmara Municipal de Pinhais.
A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), demonstrou e avaliou o cumprimento das metas fiscais referentes aos meses de setembro a dezembro do último ano. A administração pública promove a prestação de contas para o Poder Legislativo, junto à Comissão de Finanças, Fiscalização e Licitações, em atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal. No evento, o Pinhais Previdência, órgão responsável pela gestão do Fundo de Previdência dos Servidores Públicos do município, também fez uma prestação de contas do período.
A audiência contou com a presença dos vereadores que integram a Comissão de Finanças, Fiscalização e Licitações; Arnaldo do Vizinho Solidário (presidente), Pioco e Tielo, além dos secretários municipais Ricardo Pinheiro (Governo), neste evento representando a prefeita Marli Paulino, Edson Galdino (Procurador Geral do Município), Adriane da Silva Jorge Carvalho (Saúde), Bruno Sitima (Cultura, Esporte e Lazer) e Rosangela Batista (Assistência Social).
O evento iniciou com o diretor do Pinhais Previdência, Luiz Claudio Leonel, apresentando e explicando os demonstrativos contábeis da instituição. Depois, a diretora do Departamento de Orçamento da Secretaria de Finanças, Sheila Cristina de Deus, abordou o cumprimento das metas fiscais da administração pública nos últimos quatro meses de 2021.
O secretário de Governo de Pinhais, Ricardo Pinheiro, destacou o trabalho em parceria com o Poder Legislativo, pontuou alguns pontos da prestação de contas e citou um importante projeto que acontecerá no município. “Quando vemos esta prestação de contas fica claro e notório os investimentos que são feitos em todas as áreas e que tem o apoio do Poder Legislativo. As contas da prefeitura são sustentáveis.
Embora a lei permita o endividamento do município em até 120% hoje este índice é de 2,7%. Isso significa que Pinhais está bem gerida financeiramente. Já na parte dos investimentos, destaco a saúde e segurança. A constituição exige 15% para a saúde, só que nós gastamos 18% do orçamento. Já na segurança pública, a prefeita Marli Paulino adquiriu novas viaturas e armamentos, e temos, em especial, um investimento de mais de 3 milhões de reais para a implantação do projeto Muralha Digital para que a cidade seja mais segura, além de um foco de investimento em todas ás áreas”, explicou o secretário.
Para verificar as prestações de contas apresentadas na Audiência Pública acesse os links:
– Prefeitura de Pinhais: https://bit.ly/3tbRK3o
– Pinhais Previdência: https://bit.ly/3vnOftL