Foi realizada no dia 21 de outubro, sexta-feira, mais uma reunião ampliada de mulheres. Desta vez, no Espaço de Cidadania e Convivência (ECC), no bairro Alto Tarumã. Na oportunidade, a prefeita Rosa Maria e a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, participaram da conversa sobre os cuidados relativos à Campanha do Outubro Rosa, por meio do relato positivo de Valdirene Cesar de Souza, que superou o câncer de mama.
A iniciativa teve o objetivo de reunir mulheres para discussões de pautas e desafios enfrentados pelo público feminino, além de divulgar os serviços disponíveis por meio do Centro de Referência Maria da Penha (CRMP) de Pinhais. No início da atividade, a secretária Rosângela Batista reforçou o convite para conhecerem o espaço. “Conseguimos encaminhar a mulher que chega, por qualquer situação de violência, a todas as políticas para atendimento. Se é para o IML, delegacia, Ministério Público, se é o direito de uma defesa nós temos também assistência judiciária. Então, temos um espaço adequado e destinado às mulheres”, elencou.
A prefeita Rosa Maria também destacou a importância do autocuidado para a prevenção de doenças comuns ao sexo feminino. “Hoje o foco, por estarmos no Outubro Rosa, é falar do cuidado que a mulher precisa ter com ela mesma, porque nós cuidamos de tanta gente e precisamos também nos cuidar. Nenhuma tarefa pode tirar a tarefa de nós nos cuidarmos. E o município de Pinhais, através de uma gestão feminina, com tantas mulheres, jamais poderíamos deixar passar, qualquer espaço para podermos pedir, falar, informar, implorar e exigir das mulheres que elas se cuidem, porque o cuidado consigo mesma, ninguém vai fazer por nós”, completou.
Na sequência, Valdirene Cesar de Souza contou a sua experiência com o câncer de mama. Em 2018, ela foi diagnosticada com a doença. “Tirei 23 nódulos da axila, um clavicular e tirei toda a mama. Independente de tudo isso, eu queria viver, tive muita fé para continuar e hoje tenho um grupo de mulheres que fazem tratamento contra o câncer e outras que terminaram. Hoje nós somos em 57 mulheres, fora outros lugares que eu vou”, contou. Val, como é popularmente conhecida, faz parte da Associação Princesas do Pai, entidade sem fins lucrativos que promove, gratuitamente, atividades a mulheres carentes. “Acho muito importante levar para as mulheres informações sobre como fazer autoexame, se cuidar, aprenderem a cuidarem delas mesmas. Então, acho bem importante esse evento, para todas as mulheres, principalmente as que não têm acesso a essas informações”, finalizou.
Serviço
Centro de Referência Maria da Penha
Telefone/WhatsApp: (41) 99226-0692
e-mail: mariadapenha@pinhais.pr.gov.br
Site: https://pinhais.atende.net/cidadao/pagina/centro-de-referencia-maria-da-penha
Rua 21 de Abril, 321, Centro
Espaço de Cidadania e Convivência
Telefone/WhatsApp: (41) 99192-1368
Rua Floral, nº 2.728, Alto Tarumã
Associação Princesas do Pai
Telefone/WhatsApp (41) 99853-5171
Rua Senegal, 124, Pineville