A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito (Seset), realizou no dia 14, segunda-feira, uma blitz educativa para conscientizar os condutores sobre a importância das vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência. A ação aconteceu no período da tarde, na Avenida Camilo Di Lellis, sentido Avenida Iraí, no Centro. A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, e o secretário de Segurança e Trânsito, Alfredo Moreno, acompanharam a atividade.
O objetivo da blitz é informar a população sobre a lei municipal que garante vagas específicas, como para as pessoas com autismo, por exemplo, em estacionamentos públicos e privados. Segundo o secretário Alfredo Moreno: “Essa lei é muito importante porque coloca em prática o que já está previsto na legislação federal e amplia os direitos das pessoas com deficiência em nosso município”.
Quem tem direito às vagas?
Além de pessoas com autismo, que devem portar a Credencial de Estacionamento para Pessoa com Deficiência (CEPD), também têm direito às vagas:
– Idosos acima de 60 anos com a credencial do idoso;
– Gestantes e pessoas acompanhando crianças com até dois anos de idade.
É importante lembrar que estacionar em vagas reservadas sem a credencial é infração gravíssima, sujeita a multa e remoção do veículo.
Como conseguir a credencial?
Para obter a Credencial de Estacionamento para Pessoa com Deficiência (CEPD), basta procurar o Posto Detran Pinhais, localizado na Avenida Camilo di Lellis, 453, Centro. É necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e laudo médico com o CID.