No dia 7 de abril, segunda-feira, o auditório da sede da Secretaria Municipal de Educação recebeu a audiência pública para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento (Sepfo).
Durante a audiência, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, destacou a importância da participação da população nos apontamentos nas audiências públicas e consultas populares. “Este é um momento muito importante, pois o Plano Plurianual é fundamental quando falamos de planejamento. Quem se planeja tem futuro e quem não se planeja tem destino. Nossa cidade tem se pautado por um bom planejamento para que haja uma excelente execução de políticas públicas para elevar a qualidade de vida das pessoas em todas as áreas”, afirmou.
Cabe ressaltar que o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) são os instrumentos que concretizam o processo orçamentário. O PPA tem como premissa buscar a continuidade da execução de políticas públicas importantes e é um planejamento de médio prazo. Já a LDO é um instrumento legal que estabelece critérios para a elaboração e execução dos orçamentos públicos e fixa prioridades para o ano seguinte, portanto é elaborada anualmente e deve ser compatível com o PPA.
Foram apresentadas as principais solicitações apontadas pela população no ciclo de coleta durante o ano de 2024 e quais ações foram realizadas neste ano em atendimento às demandas. Entre elas destacam-se as áreas de Desenvolvimento Econômico, Saúde e Segurança. A apresentação foi conduzida pela diretora do Departamento de Orçamento da Sepfo, Sheila Cristina de Deus, e está disponível na íntegra no YouTube da prefeitura.
Serviço
Acesse o link para assistir a audiência: https://www.youtube.com/live/iyT0n3BlUtQ