Prefeitura de Pinhais promove atividades de inclusão para alunos da Apae e Elis de Fátima Zem

Prefeitura de Pinhais promove atividades de inclusão para alunos da Apae e Elis de Fátima Zem

Historias que Incluem
Projeto Histórias que Incluem, que leva lazer para famílias atípicas de Pinhais, promove edição especial para estudantes

Cerca de 270 alunos da Apae Pinhais e da Escola Especial Elis de Fátima Zem participaram no dia 7, quarta-feira, do projeto Histórias que Incluem, promovido pela Prefeitura de Pinhais. Em sessões pela manhã e pela tarde, eles puderam se divertir com várias opções de brinquedos infláveis, jogos com bola, jogos de mesa e tabuleiro, camarim de pintura no rosto e cama elástica, além de participarem de danças e outras atividades físicas.

Equipes das instituições de ensino e do Departamento de Lazer, Inclusão e Qualidade de Vida, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), acolheram os estudantes no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). Essa foi uma edição especial direcionada aos alunos de escolas especiais. O projeto Histórias que Incluem, que acolhe crianças atípicas e suas famílias, tem sessões mensais abertas à população que se enquadre nesse perfil.

Alunos da Apae Pinhais e da Elis de Fátima, unidade da rede municipal, já tinham participado de sessões fechadas do Histórias que Incluem. “Neste ano a gente resolveu trazer as duas escolas ao mesmo tempo, até pra uma integração entre elas”, explica o diretor do Departamento de Lazer, Inclusão e Qualidade de Vida, André Salles. Segundo ele, o objetivo é proporcionar momentos de diversão para os estudantes das várias faixas etárias atendidas pelas instituições.

“O lazer é uma atividade que é importante para todos, visando a qualidade de vida, visando a distração. O lazer é tudo que te traga uma alegria, uma felicidade, um prazer, que não seja com a sua rotina diária. Então, o momento é de oportunizar para essas crianças, esses jovens, esses adultos, um momento diferente em um espaço diferente, com atividades, brincadeiras, jogos”, afirma André Salles.

A atividade extra é muito elogiada pelas escolas. “A gente acha muito importante essa inclusão dos alunos. A gente consegue direcioná-los para várias situações que gostam, podem escolher a brincadeira, e tem bastante gente aqui para ajudar. Agradecemos muito por esse evento”, diz a coordenadora pedagógica da Apae Pinhais, Andressa Chiampi. A diretora da Elis de Fátima, Silvia da Rocha Azevedo, vai na mesma linha, e ressalta que muitas vezes as famílias de crianças atendidas na instituição não conseguem levá-las para atividades de lazer.

A pedagoga Bianca Reginatto, da Elis de Fátima, já acompanhou os estudantes em outros eventos promovidos pela Prefeitura de Pinhais, e elogia as oportunidades para as crianças de escolas especiais ocuparem os equipamentos públicos. “Fomos ao teatro, e foi muito interessante ver as crianças preparadas para assistir à peça. E quando avisamos sobre o Histórias que Incluem, as crianças lembraram de que já participaram. Então mesmo as crianças tendo deficiência intelectual, elas têm esse resgate da memória de um momento do brincar”, observa.

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