Prefeitura de Pinhais orienta população para importância do uso racional da água

Prefeitura de Pinhais orienta população para importância do uso racional da água

Diante da estiagem, práticas de armazenamento de água adotadas por algumas pessoas podem trazer riscos à saúde, portanto são necessários esclarecimentos sobre os cuidados a serem adotados

Tendo em vista a prevenção do novo coronavírus, é importante que seja dada prioridade aos hábitos de higiene pessoal e alimentação. Além disso, algumas práticas de armazenamento de água podem oferecer riscos à saúde, portanto são necessários esclarecimentos sobre os cuidados a serem adotados.

“Diante da atual situação de desabastecimento de água no município de Pinhais, muitas pessoas acabam buscando alternativas de diferentes formas. Entre elas estão o uso de reservatórios improvisados, água de bicas, minas, poços, chafarizes, entre outros”, explica Natacha Sohn Hausner, da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental.

Segundo Natacha, o uso de água de poços rasos, minas e bicas não é recomendado para o consumo humano, pois está sujeito à contaminação por agentes microbiológicos, matéria orgânica proveniente de esgoto não tratado e poluentes químicos. “As doenças mais comuns transmitidas pela água não potável são doenças diarreicas, cólera, febre tifoide e hepatite A. Portanto, sintomas como diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos e febre podem estar associados ao consumo de água por essas fontes”, alerta.

“A água utilizada para consumo humano deve ser potável, isto é, aquela que é tratada e proveniente do abastecimento público, de poços profundos, de caminhões-pipa e água mineral envasada, devidamente regularizados no órgão da vigilância em saúde”, orienta a profissional.

A Sanepar faz algumas recomendações sobre o uso racional da água, confira:

– Feche a torneira: uma torneira aberta faz escorrer pelo ralo 20 litros de água por minuto. Ao lavar as mãos ou a louça, não deixe a torneira aberta todo o tempo.

– Hora do banho: seja rápido no banho. Cada 5 minutos embaixo do chuveiro ligado consomem 70 litros de água.

– Basta um copo: para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água. Deixar a torneira aberta gasta 20 litros de água por minuto.

– Está pingando: os maiores ladrões de água são vazamentos, torneira pingando e descarga desregulada. Faça manutenção regularmente.

– Use a vassoura: antes de lavar a calçada, use a vassoura. Jamais use a água da mangueira para “varrer” a sujeira.

– Lavando roupa: junte roupas para lavar todas de uma só vez. Aproveite a água usada no tanque ou na máquina para lavar calçadas.

– Reaproveite: a água do último enxágue das roupas, no tanque ou na máquina, pode ser usada para ensaboar tênis, cobertores e pisos.

Serviço

Para informações sobre o abastecimento entre em contato com a Sanepar pelo telefone 0800-200-0115 ou pelo site www.sanepar.com.br. Para consultas sobre o rodízio acesse: http://site.sanepar.com.br/mapa-rodizio-abastecimento-curitiba-rmc

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress