Prefeitura de Pinhais lança obra do novo Centro de Referência de Assistência Social

Prefeitura de Pinhais lança obra do novo Centro de Referência de Assistência Social

Prefeitura de Pinhais
Projeto inovador desenvolvido pelo Parque Tecnológico Itaipu permite redução no tempo da obra e economia de recursos

A Prefeitura de Pinhais fez o lançamento das obras do novo CRAS Norte no dia 8 de abril, terça-feira. A partir de um projeto inovador desenvolvido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a administração municipal conseguiu firmar um contrato mais eficiente para execução da obra, com prazo de seis meses e redução dos riscos inerentes. A edificação terá 325,5 metros quadrados, além de um sistema de placas fotovoltaicas para produção de energia solar. A obra está orçada em R$1,9 milhão, com recursos do programa Avança Pinhais.

A empresa Tiguen Engenharia e Construções Ltda. é responsável pela obra, que vai seguir um projeto desenvolvido com a tecnologia BIM, sigla em inglês para Modelagem da Informação da Construção. Segundo o coordenador executivo da Secretaria Municipal de Administração, Salem Ibrahim, essa tecnologia faz simulação de maquetes reais da obra, permitindo corrigir na etapa de projeto eventuais problemas que só seriam enfrentados na execução.

“Essa metodologia tem nos proporcionado atingir uma precisão um pouco maior nos orçamentos, em virtude disso, as empresas têm vindo cada vez mais participar de licitações no município, e isso tem minimizado bastante os atrasos em obra”, explicou Ibrahim. Outra obra que está sendo executada nesses moldes é o da Unidade de Saúde da Família (USF) Perneta. Eventuais atrasos podem ocorrer em função de situação climática adversa.

A prefeita Rosa Maria, durante o lançamento da obra, também destacou o planejamento orçamentário do município, que permite desembolsos rápidos para as empreiteiras que cumprem os contratos. “O valor investido aqui no CRAS se deu pela boa concorrência e porque as empresas querem vir para Pinhas. Aqui, mediu, recebeu o dinheiro”, afirmou. Ela agradeceu a parceria com os vereadores, que aprovaram na Câmara Municipal o pacote de investimentos Avança Pinhais, que soma cerca de R$ 300 milhões e permite a realização de obras inovadoras.

 

Assistência Social

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é um equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) que atende a população em áreas com maior risco de vulnerabilidade socioeconômica. Há 3.200 pessoas referenciadas no CRAS Norte, que atualmente funciona em um prédio alugado. O novo edifício fica na Rua Delfim Moreira, 316, no Jardim Amélia.

“É uma satisfação enorme quando nós damos início a uma obra para cuidar das pessoas. Quando fazemos o asfalto é pensando no cuidado, quando fazemos a unidade básica de saúde, também. Mas quando eu falo em cuidar da vulnerabilidade, esta é a maior obrigação do poder público. Nós precisamos fazer transformações sociais e só se faz isso a partir de bons projetos, boas ações e de um comprometimento absoluto das servidoras e servidores”, acrescentou a prefeita Rosa Maria.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Andrea Franceschini, o novo espaço vai proporcionar um ambiente bem melhor, tanto para servidores como para usuários. “E com as placas fotovoltaicas, poderemos até ter um conforto térmico com economia de energia”, observou.

Estiveram presentes na assinatura da ordem de serviço da obra o vice-prefeito Marcinho; as secretárias municipais de Governo, Ana Paula Cordeiro Mendes, e de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu; a controladora-geral Keren Leticia Sales Pereira; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ivaldo Sá Barreto Filho; o secretário de Administração e secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento (interino), José Luís Xavier Pedroza; o presidente da Câmara Municipal, Anderson Pioco, as vereadoras Jane Carteira e Haline Siroti, e os vereadores Amarildo Amaral, Arnaldo do Vizinho Solidário, Bitoca, Carlinhos do Eliza, Fabricio Sousa, Leandro do Zezinho, Paulão e Sargento Almeida; além dos representantes da empresa Tiguen Engenharia e Construções, Allane Kellen Sinja e Max Gustavo Cristovão; e usuários do CRAS Norte.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress