O programa Mulheres Mil possibilita que mulheres moradoras de comunidades em vulnerabilidade social tenham uma formação educacional, profissional, que permita sua emancipação e acesso ao mundo do trabalho, por meio do estímulo ao empreendedorismo, e à empregabilidade. A iniciativa integra o programa Viver Oportunidades, que contempla moradores de Pinhais atendidos pela Assistência Social para a qualificação profissional. Em 2024, mais de 300 pessoas se formaram por meio dos cursos oferecidos.
Em Pinhais, o Mulheres Mil conta com a parceria entre o Instituto Federal do Paraná Campus Pinhais (IFPR) e Secretaria Municipal de Assistência Social. O objetivo é oportunizar o saber sobre seus direitos e ao mesmo tempo aprender um ofício, contribuindo com o aumento de sua renda e propiciando maior independência financeira – situação essencial para interromper o ciclo da violência doméstica.
Na noite do dia 9, segunda-feira, no auditório da Secretaria de Educação (Semed), foram finalizados os cursos de qualificação profissional: Operadora de Computador e Informática Empresarial, e Microempreendedora Individual. Algumas alunas, durante o curso, foram acompanhadas dos filhos ou netos, por isso, o IFPR também certificou simbolicamente as crianças que participaram.
Já no dia 5, na Fundação Weiss Scarpa, parceira da iniciativa, foram finalizados os seguintes cursos do Senac: Depilador; Manicure e Pedicure; Assistente de Tecnologia da Informação; Maquiador; Cabeleireiro Assistente; Auxiliar de Cozinha; Barbeiro; Técnicas de Confeitaria Básica; e Preparo de Massas Frescas e Recheadas.
Ao longo do ano, foram oferecidos os seguintes cursos, em diferentes turmas: Preparo de Salgados; Técnicas de Confeitaria Básica; Manicure e Pedicure; Depilação; Maquiagem; Barbearia; Cabeleireiro Assistente; Auxiliar de Cozinha; Assistente de TI; Preparo de Massas Frescas e Recheadas.
Presenças
Participaram das formaturas a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista; representante da Fundação Weiss Scarpa, Pe. Carlos Zago; representante do Senac; o diretor geral do IFPR Campus Pinhais, Cleverton Vesentini; a coordenadora do curso de Microempreendedora Individual, Regina Maris Pinheiro D’Azevedo; e a coordenadora do curso de Operadora de Computador e Informática Empresarial, Célia Regina Beiro da Silveira.
Viver Oportunidades
Por meio do Programa Viver Oportunidades, Núcleo de Aprendizagem e Núcleo de Inclusão Produtiva e Social (Nuips), a Semas oferece cursos e oficinas às pessoas atendidas, visando a inserção no mundo do trabalho. Acesse a página da Secretaria de Assistência Social (https://pinhais.atende.net/subportal/assistencia-social) no site da Prefeitura de Pinhais para mais informações e contatos sobre os serviços oferecidos.