Com a ação, colégios estaduais e escolas municipais que estavam com restrições em suas áreas agora poderão receber investimentos
Uma importante ação firmada entre a Prefeitura de Pinhais e o Governo do Estado do Paraná possibilitou a regularização fundiária de imóveis destinados à educação pública. Na sexta-feira (15), o Município transferiu para o Estado os terrenos onde estão os Colégios Estaduais Deputado Arnaldo Faivro Busato; Semiramis de Barros Braga; Tenente Sprenger; Walde Rosi Galvão; Mathias Jacomel; Professor Paulo Freire; Humberto de Alencar Castelo Branco. Em contrapartida, o Estado passou ao Município os terrenos onde estão localizadas as Escolas Municipais 31 de Março; Chafic Smaka; Clementina Cruz e Elis de Fátima Zen.
Este processo teve início em 2012 e desde então ambas as partes trabalham em todos os trâmites necessários. A conclusão possibilita a realização de obras de expansão e melhorias, por exemplo. “A partir de agora, com a regularização, as restrições deixam de existir, e Estado e Município passam a ter liberação para resolver qualquer problema em relação a estas áreas”, acrescenta o diretor do Departamento de Patrimônio e Cadastro, Bruno Kluppel.
A Prefeita de Pinhais, Marli Paulino, destacou que este feito representa mais uma ação de preocupação com o desenvolvimento local, melhoria e fortalecimento do sistema educacional do município, para o qual houve grande empenho por parte da equipe da Prefeitura. “Nós sabemos que há muita burocracia para lidar com questões como estas, porém, desde o início o Município colocou os técnicos à disposição para ‘desatar todos os nós’. Com a colaboração do Estado também foi possível concretizar este processo”, afirmou a Prefeita.
A assinatura das escrituras foi realizada pela Prefeita de Pinhais e pelo secretário de Estado da Administração e Previdência do Paraná, Fernando Ghignone. O evento para as doações recíprocas também contou com presença da vice-Prefeita de Pinhais, Rosa Maria; secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini; o procurador geral do Município, Edson Galdino; os secretários de Governo, Ricardo Pinheiro e de Administração, José Martins; também representantes da Secretaria Municipal de Educação; da Secretaria Municipal de Urbanismo; da Secretaria de Estado da Educação; da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência do Paraná; da Câmara Municipal de Pinhais, os vereadores Zé Francisco, Tavinho e Vinicius da Cruz.
Cabe ressaltar ainda que a Prefeitura de Pinhais atua constantemente para possibilitar a instalação de prédios públicos para serviços em prol da população. Neste sentido, cita-se a destinação de imóveis para instalação da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e para a nova sede da Delegacia de Polícia Civil.