Tendo em vista o agravamento da pandemia pelo novo coronavírus, a Prefeitura de Pinhais cancelou a programação do 29º aniversário do município. As celebrações aconteceriam durante todo o mês de março. A medida foi adotada devido ao aumento no número de casos de Covid-19 em todo o país.
De acordo com a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, este é um momento de redobrar os cuidados. “Por mais que a realização dos eventos seguisse todas as normas, entendemos que, para a segurança de todos, devemos cancelar as comemorações. Infelizmente, essa decisão se faz necessária diante do aumento de casos e de mortes decorrentes da Covid-19 não só no nosso Estado, mas em todo o Brasil. Exemplo disso, é o número recorde de 1.726 mortes em um único dia, alcançado na terça-feira (2). No Paraná, são 699 pessoas aguardando leitos; isso é preocupante”, explica.
Como parte da programação, estavam previstos os seguintes eventos: 1º Pedal Virtual de Pinhais; Evento gospel evangélico – Noite de Louvor e Adoração; Evento gospel católico – Missa em Ação de Graças; Ação Socioambiental; 1ª Corrida Virtual de Pinhais; Programa Justiça no Bairro e Sesc/Cidadão; Casamento Coletivo Virtual; Mutirão de Castração.
A exceção é no caso da Feira Virtual de Adoção de Animais, uma vez que é um evento 100% on-line, e os animais a serem doados já estão cadastrados no site que será disponibilizado entre os dias 8 e 14 de março.
Emancipada no ano de 1992, Pinhais comemora 29 anos no dia 20 de março de 2021. É o menor município do Paraná em extensão territorial e possui aproximadamente 134 mil habitantes.