sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Prefeitura de Pinhais apresenta ações executadas e previstas em Audiência Pública da LDO 2024

Prefeitura de Pinhais apresenta ações executadas e previstas em Audiência Pública da LDO 2024

Audiência Pública da LDO 2024
A população elencou as prioridades solicitadas por meio de 721 questionários online respondidos e enviados entre 14 de fevereiro e 11 de abril

Foi realizada na noite do dia 12, quarta-feira, a Audiência Pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024. O encontro foi aberto à comunidade no auditório do Cenforpe e transmitido ao vivo pelos perfis da Prefeitura de Pinhais nas redes sociais.

A população elencou as prioridades solicitadas para a LDO 2024 – por meio de 721 questionários online respondidos e enviados entre 14 de fevereiro e 11 de abril. Em primeiro lugar, ações para geração de emprego e renda e, em segundo, mais cursos e qualificações. A área de Segurança apareceu em terceiro e quarto lugares, com pedidos de ampliação do atendimento da Guarda Municipal nos bairros e implantação do patrulhamento a pé, nas áreas de maior movimento. Por último, na quinta posição, foram solicitados mais mutirões de consultas e exames especializados em Saúde.

Na abertura das apresentações de cada Secretaria, a prefeita Rosa Maria cumprimentou a todos os presentes e destacou a boa participação da comunidade para a LDO 2024. “Este é um momento muito importante para quem planeja e coordena ações que visam o desenvolvimento da nossa cidade. Nossos servidores e servidoras têm um trabalho fundamental, muito através dos processos de licitações e de execuções. Um trabalho de bastidor, mas fundamental, pois através dele nós estamos aqui prestando contas e já projetando o orçamento seguinte. Tivemos uma das maiores participações populares. Isso é muito bom, porque quando administramos a partir do que ouvimos, dos questionamentos, sugestões e críticas da população, temos maior assertividade nas políticas públicas”, enfatizou Rosa.

Segurança recebe alto investimento

A prefeita também destacou o investimento em torno de R$ 11 milhões nas áreas de segurança e tecnologia, assunto mais citado nos questionários da comunidade. “Esse investimento casa segurança e tecnologia, através da Muralha Digital, câmeras instaladas em nossas unidades de ensino e de saúde também. Então, o orçamento são escolhas e escolhemos através da nossa organização, da nossa articulação, com nosso secretariado e servidores, porque queremos cuidar cada vez melhor da nossa população”, reforçou.

Aporte do governo

O papel do governo estadual para a segurança pública também foi comentado por Rosa Maria. “A Guarda Municipal, quando foi instituída em 2011, sempre teve um papel de um trabalho complementar. Nós precisamos, devemos e estamos fazendo grandes investimentos, mas precisamos contar com o aporte do Governo do Estado, que tem um papel fundamental e prioritário na segurança pública do município”, completou.

Operação Escola Mais Segura

O secretário de Governo, Márcio Mainardes, respondeu aos comentários feitos pela internet durante a Audiência sobre segurança nas escolas. “A prefeita determinou a criação de um Comitê Intersecretarial pelo decreto 3.339/2023. Aconteceu a primeira reunião esta semana, e nesta quinta (13) já estão convidadas algumas entidades para neste local [Cenforpe] ser lançada a Operação Escola Mais Segura – parte do Programa Pinhais Mais Segura. Vamos falar das ações de curto, médio e longo prazo para segurança nas escolas. Algumas delas já estão acontecendo, mas nesta quinta explicaremos todas essas questões, a partir das 19h30. Todos estão convidados”, finalizou.

Ausência de pacientes

Na área da saúde, Rosa Maria frisou o alto índice de pacientes que faltam às ações promovidas pela Secretaria de Saúde. “Os mutirões de exames e consultas têm ocorrido desde 2017 com muita periodicidade, porque compreendemos que esse esforço para além da rotina consegue baixar a fila de espera que, na pandemia, ficou muito reprisado. Mas algo que nos entristece muito é que as pessoas faltam muito, tanto nas consultas quanto nos exames. Às vezes, aquela pessoa ficou um tempo aguardando, houve uma grande mobilização para o atendimento, e esse paciente não apareceu”, pontuou.

A apresentação completa, organizada pela Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento (Sepfo) está disponível no Portal da Transparência do Município.

Presenças

Além das pessoas já mencionadas, participaram também da Audiência os secretários municipais de Saúde, Adriane Carvalho; de Educação, Andrea Franceschini; de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes; de Assistência Social, Rosangela Batista; de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Pinheiro; de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima; de Urbanismo, Emerson Bento; de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu; e a secretária interina de Planejamento, Orçamento e Finanças, Gesilaine Nogueira Coutinho; os vereadores Marcinho, Arnaldo do Vizinho Solidário, Fabrício Sousa e Tomé; servidores municipais e munícipes.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress