A segurança nas escolas e CMEIs de Fazenda Rio Grande está reforçada e nenhuma criança da rede municipal de ensino correrá algum tipo de risco. Em uma ação inédita na história do município, teve início no dia 24, segunda-feira, o serviço de segurança escolar que conta com mais de 40 vigilantes que ficarão nas unidades durante o período escolar.
O prefeito Marco Marcondes assinou, no dia 24, na sede da Secretaria de Educação, a ordem de serviço que marcou o início do trabalho. A ação dá continuidade à ação que vinha sendo realizada pela Guarda Municipal nos últimos meses.
No primeiro dia de trabalho, a maioria dos vigilantes conheceu as escolas, ouviu recomendações e orientações sobre o trabalho e as características de cada escola. Além disso, foram apresentados aos servidores que atuam nas escolas.
Rosana Santos, 39 anos, é mãe da Helena, sete anos, e aprovou a contratação de vigilantes. “Estava muito apreensiva, agora mais tranquila. Saber que tem alguém dando segurança é muito bom”, disse.
Tranquilidade
A diretora da Escola Municipal 26 de Janeiro, Andreia Guilen, destacou a tranquilidade que a ação levou para a direção e os profissionais que atuam na escola. “A comunidade estava muito apreensiva em relação à contratação deles e felizmente deu tudo certo. No primeiro dia, apresentamos a vigilante, falamos sobre a escola e a importância de estarem atentos durante a recreação e na educação física, momentos que as crianças estão fora das salas de aula”.
A vigilante Cristiane Peters mora em Fazenda Rio Grande e gosta de estar com crianças. “Foi uma bênção esse trabalho, pois estou próxima de casa e adoro cuidar e estar junto às crianças, esse primeiro dia está proveitoso e os pais podem ficar tranquilos, pois estaremos cuidando”.
Olhar sensível
O secretário de Educação, Professor Ednelson Sobral, disse que a contratação da empresa era muito aguardada em toda a rede de ensino, tanto para os pais quanto os trabalhadores das escolas. A gestão tem um olhar muito sensível à educação e à segurança.
Na opinião de Luciana Lopes, da área de Gestão, essa nova fase era muito esperada. “Os pais sempre perguntavam sobre essa questão da segurança e agora está sendo colocada em prática, eles (vigilantes) estão conhecendo as escolas, as características de cada unidade para executar um bom trabalho”.
Os pais que têm filhos na Escola Municipal Carlos Eduardo Nichele, no bairro Santa Terezinha, também se sentem mais seguros. A diretora Gislaine Bruna disse que muitos pais e mães perguntavam sobre a chegada da segurança. “Agora teremos mais tranquilidade dentro da comunidade escolar, esse serviço de segurança era muito esperado”.
O secretário de Defesa Social, Coronel Barroso, destacou a boa expectativa da população, da comunidade em relação ao trabalho a ser desenvolvido. Barroso destacou que os vigilantes serão as primeiras pessoas a serem comunicadas em alguma situação suspeita e que a Guarda Municipal irá atuar de forma conjunta.
Treinamento
A empresa responsável pela segurança nas escolas é a WRos. O diretor da empresa, Léo Moraes, falou que os funcionários foram treinados, passaram por diversas provas e que reúnem as melhores condições para atuarem na área. “Todos estão preparados para atuarem nas escolas junto às crianças e isso é fundamental”, comentou.
Rosa Lima, 38 anos, mãe do pequeno Renan, de dez anos, está mais tranquila. Além do filho, ela também leva outras crianças para a E.M. 26 de Janeiro. “Estava esperando por isso, foi muito boa a contratação e deixa todas nós mais seguras”, avaliou.
A expectativa também era boa junto aos profissionais Hudson Vieira e Edna Mendes, que começariam o trabalho ainda na segunda-feira. “Tenho certeza que será um trabalho muito bom com as crianças”, avaliou. “Vou dar o melhor para cuidar das crianças como se fossem filhas minhas”, concluiu.
Participaram do evento as diretoras e pedagogas das escolas municipais, o diretor da WRos Valdir Vieira, o supervisor Adam Mendes e servidores da área de educação.