Prefeitura de Fazenda Rio Grande realiza o plantio de mil mudas em alusão ao Dia da Árvore

Prefeitura de Fazenda Rio Grande realiza o plantio de mil mudas em alusão ao Dia da Árvore

As mudas de espécies nativas vêm pelo Instituto Ambiental do Paraná

 

Em alusão ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a prefeitura de Fazenda Rio Grande, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está realizando o plantio de mil mudas em diversas nascentes do município. As mudas de espécies nativas vêm pelo Instituto Ambiental do Paraná, por meio de convênio entre o Programa Paraná Mais Verde, do Governo do Estado, e o Projeto Municipal Renascer, de promoção e preservação de matas ciliares e áreas de preservação permanente.

O plantio está sendo feito nessa semana, nas margens do Rio Mascate e Rua Nossa Senhora do Carmo. De acordo com a diretora-geral de Meio Ambiente, Thais Barbosa, essa ação tem grande relevância para a natureza e a vida do ser humano: “Para a proteção do oxigênio, o sombreamento, o equilíbrio da temperatura, a proteção dos rios, das nascentes e até a questão do contato com a natureza, que as pessoas às vezes sentem falta”, afirma.

Segundo Thais, até mesmo as queimadas que vemos em diversos locais do mundo e a estiagem pela qual estamos passando tem forte relação com as árvores. As queimadas, devido ao aquecimento global; já a estiagem, devido à umidade. “Onde tem o sombreamento, onde tem a árvore, automaticamente vai ser mais úmido e vai trazer mais chuva”, explica. Além disso, com as nascentes bem cuidadas, a água pode ser destinada para a Sanepar, evitando a crise hídrica pela qual está passando Curitiba e região metropolitana.

“Nesse período em que a gente está, de estiagem, recuperando essa mata ciliar, essa área de preservação permanente, a gente consegue garantir que teremos água para o futuro. Oferta de água com qualidade”, afirma a engenheira florestal da secretaria, Adriana de Biassio. Ela ainda explica que são as árvores ao redor das nascentes que fazem com que elas não sequem. “A mata ciliar, a gente até fala para as crianças, que assim como a gente tem os cílios que fazem a proteção dos olhos para não entrar poeira e manter umidificado, a mata ciliar faz essa proteção também para o rio”, diz.

As mudas plantadas são: Araucária, Araçá, Braquilho, Pitanga, Maricá, Cerejeira do Mato, Guabiroba, Açoita Cavalo, Guanandi e Vacum. Pessoas interessadas em plantar uma árvore em sua casa podem solicitar por meio de protocolo junto à Secretaria de Meio Ambiente.

População deve colaborar

Ações como essa, segundo a diretora Thais Barbosa, também têm um viés de conscientização. Um dos locais escolhidos para o plantio, foi em uma pequena nascente no bairro Santa Terezinha. Ao chegar ao local, a equipe se deparou com a nascente aterrada por parte de moradores. Ela pede à população que, entendendo a necessidade das árvores e da água nesse momento de estiagem, isso não aconteça mais.

Além de terra, a equipe também encontrou lixos e entulhos no local. A diretora geral lembra que a Prefeitura de Fazenda Rio Grande recolhe materiais inservíveis, como móveis velhos e caliças. Basta que seja aberto um protocolo diretamente na prefeitura. Assim, o entulho tem a correta destinação, sem danos ao meio ambiente.

Thais também pede que a população ajude a cuidar das árvores já existentes e mudas recém-plantadas, não cortando ou aterrando, regando se possível e evitando deixar animais de grande porte no local, uma vez que eles podem pisotear e, assim, aterrar. O descarte de esgoto também deve ser evitado, já que interfere na qualidade da água que é captada pela Sanepar e chega à casa de todos.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress