Em alusão ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a prefeitura de Fazenda Rio Grande, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está realizando o plantio de mil mudas em diversas nascentes do município. As mudas de espécies nativas vêm pelo Instituto Ambiental do Paraná, por meio de convênio entre o Programa Paraná Mais Verde, do Governo do Estado, e o Projeto Municipal Renascer, de promoção e preservação de matas ciliares e áreas de preservação permanente.
O plantio está sendo feito nessa semana, nas margens do Rio Mascate e Rua Nossa Senhora do Carmo. De acordo com a diretora-geral de Meio Ambiente, Thais Barbosa, essa ação tem grande relevância para a natureza e a vida do ser humano: “Para a proteção do oxigênio, o sombreamento, o equilíbrio da temperatura, a proteção dos rios, das nascentes e até a questão do contato com a natureza, que as pessoas às vezes sentem falta”, afirma.
Segundo Thais, até mesmo as queimadas que vemos em diversos locais do mundo e a estiagem pela qual estamos passando tem forte relação com as árvores. As queimadas, devido ao aquecimento global; já a estiagem, devido à umidade. “Onde tem o sombreamento, onde tem a árvore, automaticamente vai ser mais úmido e vai trazer mais chuva”, explica. Além disso, com as nascentes bem cuidadas, a água pode ser destinada para a Sanepar, evitando a crise hídrica pela qual está passando Curitiba e região metropolitana.
“Nesse período em que a gente está, de estiagem, recuperando essa mata ciliar, essa área de preservação permanente, a gente consegue garantir que teremos água para o futuro. Oferta de água com qualidade”, afirma a engenheira florestal da secretaria, Adriana de Biassio. Ela ainda explica que são as árvores ao redor das nascentes que fazem com que elas não sequem. “A mata ciliar, a gente até fala para as crianças, que assim como a gente tem os cílios que fazem a proteção dos olhos para não entrar poeira e manter umidificado, a mata ciliar faz essa proteção também para o rio”, diz.
As mudas plantadas são: Araucária, Araçá, Braquilho, Pitanga, Maricá, Cerejeira do Mato, Guabiroba, Açoita Cavalo, Guanandi e Vacum. Pessoas interessadas em plantar uma árvore em sua casa podem solicitar por meio de protocolo junto à Secretaria de Meio Ambiente.
População deve colaborar
Ações como essa, segundo a diretora Thais Barbosa, também têm um viés de conscientização. Um dos locais escolhidos para o plantio, foi em uma pequena nascente no bairro Santa Terezinha. Ao chegar ao local, a equipe se deparou com a nascente aterrada por parte de moradores. Ela pede à população que, entendendo a necessidade das árvores e da água nesse momento de estiagem, isso não aconteça mais.
Além de terra, a equipe também encontrou lixos e entulhos no local. A diretora geral lembra que a Prefeitura de Fazenda Rio Grande recolhe materiais inservíveis, como móveis velhos e caliças. Basta que seja aberto um protocolo diretamente na prefeitura. Assim, o entulho tem a correta destinação, sem danos ao meio ambiente.
Thais também pede que a população ajude a cuidar das árvores já existentes e mudas recém-plantadas, não cortando ou aterrando, regando se possível e evitando deixar animais de grande porte no local, uma vez que eles podem pisotear e, assim, aterrar. O descarte de esgoto também deve ser evitado, já que interfere na qualidade da água que é captada pela Sanepar e chega à casa de todos.