A Prefeitura de Fazenda Rio Grande instalou dois tanques de oxigênio, sendo um de três mil metros cúbicos na UPA 24 horas e outro de dois mil metros cúbicos na Maternidade Nossa Senhora Aparecida.
Os equipamentos irão fornecer oxigênio para pacientes com necessidade suplementar – antes isso era feito por meio de cilindros. Devido ao avanço da pandemia e o aumento de pacientes internados na UPA essa necessidade aumentou e provocou a necessidade diária de troca e manutenção dos cilindros.
Por causa do aumento do consumo de oxigênio, a Secretaria de Saúde negociou a instalação de um tanque de armazenamento com capacidade para cinco mil litros e condensadores que transformam o oxigênio do estado líquido para o gasoso em regime de comodato. O novo equipamento permite aumentar a potência do fornecimento do oxigênio e capacidade de atender todos os leitos com a vazão e pressão adequadas, representando uma economia de 50% mês se comparada com a utilização dos cilindros na atual demanda.
Neste mês, o consumo de oxigênio na UPA pulou de cinco cilindros de oxigênio por dia passou para 100 cilindros/dia, exigindo esforços diários.