Equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) trabalham nesta semana em ações de limpeza e desassoreamento em diferentes bairros de Curitiba. O objetivo é manter rios, córregos e cursos de água desobstruídos e preparados para resistirem aos efeitos das chuvas fortes. Um dos pontos atendidos no período é o Córrego Vila Osternack, na altura do Sítio Cercado.
Os trabalhos de limpeza e desassoreamento de rios e córregos estão alinhados ao compromisso da Prefeitura pelo zelo por Curitiba.
O Córrego Vila Osternack é afluente do Ribeirão dos Padilhas, rio que percorre os bairros Xaxim, Alto Boqueirão, Pinheirinho, Sítio Cercado, Bairro Novo e Ganchinho até desaguar no Iguaçu.
“Mantê-lo sempre desobstruído”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, “é crucial para evitar inundações e prevenir possíveis danos às comunidades que vivem em áreas suscetíveis aos alagamentos.”
Dessa vez, o trabalho para garantir a vazão do córrego iniciou na altura da Rua Eduardo Pinto da Rocha e está avançando dia a dia. Cerca de 350 metros já foram limpos e atualmente o serviço acontece na altura da Travessa Eli Volpato, onde mais 100 metros serão desassoreados. A previsão é de que a equipe finalize neste local até a próxima semana.
No mês passado, os cuidados no Córrego Vila Osternack aconteceram entre as travessas Hamilton Alves Pinto e Otto Hildebrando Doetzer, um trecho aproximado de 500 metros. O trabalho é coordenado pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
Bem-estar da população
“A manutenção regular da limpeza e do desassoreamento dos rios, córregos e corpos d’água é uma prioridade da Prefeitura para garantir a segurança e o bem-estar da população”, reforça Rodrigues.
Ações semelhantes estão em andamento ou programadas para começar nos próximos dias em outros bairros. Com a ajuda de uma escavadeira, equipes trabalham no desassoreamento mecânico e na regularização de taludes nas margens do Córrego Vila Formosa, em trecho de 615 metros entre Rua Carlos Klemtz e Rua Irineu da Silva, no bairro Fazendinha. No Cajuru, a ação preventiva foi realizada na Rua Dr. José Giostri Sobrinho, entre a Rua Miguel Pedro Abib e o Rio Atuba.
Limpeza das galerias e caixas de captação
Outra ação cotidiana de prevenção de alagamentos é a limpeza das galerias e caixas de captação das águas de chuva na cidade. O trabalho evita que a obstrução dos canos cause alagamentos em dias de chuvas fortes.
Para fazer a limpeza, a Prefeitura usa um caminhão especial, equipado especificamente para este tipo de serviço. Um motor, duas mangueiras e depósitos para água e armazenamento de detritos compõem o caminhão hidrojato sugador. O serviço normalmente é solicitado pela população, ao perceber que os bueiros não vencem escoar as águas das chuvas.
A limpeza e desobstrução feita pelo caminhão usa um jato de água com forte pressão e os detritos são sugados para dentro do compartimento do veículo. Entre as ações executadas na semana estão a limpeza de caixa de captação na Rua Esperandio Domingos Foggiatto no cruzamento com a Rua Eclídio Pedro Hecke, no Jardim Botânico; a desobstrução de galeria e água pluvial na Rua Eclidio Pedro Hecke, na esquina com a Rua Esperandio Domingos Foggiatto, no Prado Velho; e a limpeza de caixa de captação e dois pontos da Rua Jóquei Clube, no Prado Velho.
Para os próximos dias, estão programadas limpezas em pontos específicos das ruas Emiliano Perneta e Sete de Setembro, no Centro; Alferes Poli e Oreste Camilli, no Prado Velho; Rogerio Zara do Amaral, no Campo de Santana.
Curitiba Contra Cheias
Tanto as limpezas e desassoreamento dos cursos de água e das estruturas de drenagem com caminhão hidrojato são ações corretivas e preventivas que fazem parte do conjunto de serviços de drenagem que a Prefeitura mantém na cidade, especialmente nas regiões mais críticas de todas as regionais, para prevenir alagamentos. As ações integram o programa Curitiba Contra Cheias, que está alinhado ao compromisso da Prefeitura pelo zelo por Curitiba.
“Estamos atuando em vários pontos da cidade a partir de uma programação de intervenções com obras de micro e macrodrenagem, mas também a partir da demanda das pessoas”, afirma o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop, Ubiratan Cardoso.
Como solicitar o serviço
O cidadão pode solicitar a manutenção e limpeza das galerias pluviais de águas de chuvas pela Central de Atendimento 156 – por chat online ou pelo telefone 156. É preciso indicar o endereço do local o mais completo possível, como o nome das ruas transversais.
Além das ações realizadas pela Prefeitura, é fundamental que a população colabore com a limpeza, não descartando lixo nas ruas, pois esses materiais acabam descendo pelas galerias e ocasionando o entupimento.