Duas estações de transporte público e a duplicação do viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral vão integrar o futuro Complexo do Tarumã. O edital da concorrência pública foi publicado pela Prefeitura de Curitiba e a previsão é receber as propostas de preços até dia 21 de julho de 2022.
O município vai selecionar e contratar empresas independentes ou em sistema de consórcio para a execução das obras das estações Victor Ferreira do Amaral e Tarumã, que farão a integração com linhas de ônibus que circulam na região e com as que seguem sentido Pinhais e Piraquara, ampliando a oferta de transporte coletivo para usuários de Curitiba e Região Metropolitana.
Para acomodar a Estação Tarumã e a canaleta exclusiva para o transporte coletivo, o Viaduto do Tarumã será duplicado, garantindo cinco pistas com faixa de ônibus, vias marginais e de tráfego local em sentidos opostos, para acesso a moradias, indústrias, comércio e serviços na região.
Na parte inferior do viaduto, será instalada a Estação Victor do Amaral, permitindo a integração dos passageiros das linhas que percorrem a ligação entre Curitiba e Região Metropolitana, especialmente Pinhais e Piraquara.
Alças e revitalização
Fazem parte do edital, dos lotes denominados 2.1 e 2.2, as alças de acesso ao viaduto e as revitalizações das praças Cova da Iria e Mauro Ferreira. As empresas serão responsáveis por obras de estrutura de concreto, terraplanagem, drenagem, pavimentação, iluminação pública, paisagismo, sinalização viária, adequação de redes lógica e de distribuição elétrica. A concorrência pública tem valor total de R$ 97 milhões e prazo estimado de execução de 540 dias.
Os envelopes com as propostas de preço e documentos de habilitação deverão ser protocolados no Serviço de Protocolo da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), na Rua Emílio de Menezes, 450, Bairro São Francisco, até as 9h do dia 21 de julho de 2022. Os envelopes serão abertos em sessão pública a partir das 9h30 do mesmo dia, no auditório da secretaria, no mesmo endereço.
O edital encontra-se disponível para download no site curitiba.pr.gov.br, no ícone “licitações” ou na Gerência de Licitações da Smop, na sede da secretaria.