sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Prefeitura de Curitiba faz ações constantes de macrodrenagem para prevenir alagamentos

Prefeitura de Curitiba faz ações constantes de macrodrenagem para prevenir alagamentos

prevenir alagamentos
Frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas, a Prefeitura de Curitiba investe constantemente em obras e serviços de drenagem e limpeza dos rios e córregos para evitar as cheias

Cada vez mais fortes e intensas por causa das mudanças climáticas do planeta, as chuvas de verão colocam as cidades em alerta constante para o risco de inundações. Frente a esse desafio global com impacto imediato na vida urbana local, a Prefeitura de Curitiba trabalha constantemente para prevenir enchentes.

Com o Programa Curitiba Contra Cheias, coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), por meio do Departamento de Pontes e Drenagem, Curitiba amplia a capacidade de escoamento das águas pluviais com serviços, obras e manutenções de macrodrenagem por toda a cidade.

Além das ações do poder público municipal, é essencial que a população faça sua parte, e não descarte entulhos e outros resíduos em rios e córregos, o que causa o assoreamento dessas áreas. Por mês, 290 toneladas de entulho e lixo são recolhidos pelas equipes Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) nos rios e córregos da cidade.

“Estamos trabalhando para evitar os efeitos das chuvas, cada vez piores por causa do aquecimento global. Estamos preparando Curitiba para o futuro, fazendo uma cidade cada vez mais resiliente”, afirma o prefeito Rafael Greca.

São obras e manutenções que aumentam a capacidade de rios e córregos resistirem aos transbordamentos e ajudam a capacidade de a rede suportar grandes precipitações.

“Mesmo em situações como as fortes chuvas ocorridas nos últimos dias, que provocam pontos de alagamentos, as obras fazem com que a situação se normalize mais rapidamente, com o escoamento da água em pouco tempo, reduzindo a interdição de pontos”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Ações contínuas

Entre as obras que estão em andamento, está a construção da bacia de contenção sob o estacionamento do Terminal do Boqueirão, com capacidade de acumular 510 mil litros de água, para reduzir o risco dos alagamentos na região.

Ainda no Boqueirão, a Smop também segue com a limpeza do Rio Belém; encerrou recentemente a limpeza de rios e córregos no Uberaba, evitando transbordos na região, está finalizando a limpeza do Córrego do Curtume, no Guaíra, e segue com a limpeza de 7,5 mil m² na bacia de acumulação na Vila Rose, na CIC.

Em retrospectiva, somente em 2022 o Programa Curitiba Contra Cheias realizou oito grandes intervenções, como a macrodrenagem no Rio Juvevê, já concluída, que implantou uma galeria reservatória sob a Rua João Américo de Oliveira, beneficiando diretamente os bairros Alto da XV, Cristo Rei, Hugo Lange e Cabral.

Pelos bairros

No bairro CIC, o Ribeirão dos Müller está recebendo a implantação de bacia de contenção, com alargamento e reperfilamento do canal, construção de diques de contenção e de estruturas de controle e recuperação da mata ciliar, mitigando a ação dos temporais e protegendo as famílias ribeirinhas.

Passando pelos bairros Guaíra, Parolin, Lindóia e Fanny, segue a obra de controle de cheias do Rio Pinheirinho, afluente do Rio Belém.

No Campo Comprido, entre as ruas Eduardo Sprada e Maria Bizinelli, no Rio Mossunguê, está sendo construída uma bacia de detenção, com implantação de passarelas, muro, ponte, parque, paisagismo e recuperação de mata ciliar.

Além disso, as equipes atendem a situações emergenciais, como a reconstrução das galerias pluviais na Avenida Victor Ferreira do Amaral, danificadas pelas fortes chuvas ocorridas desde o final de 2022.

Limpeza e manutenção

Ainda na área de macrodrenagem, outro destaque é o serviço para limpeza e desassoreamento dos rios. Só em 2022, as equipes da Smop limparam e desassorearam 84,7 km de rios e córregos. Mais de 4km de extensão em galerias (4.270 metros) foram implantados ou substituídos.

Ao todo, a Smop realizou, no ano anterior, 2.139 serviços de limpeza e desassoreamento de rios e córregos, substituição de tubulações de galerias de águas pluviais; limpeza de galerias e construção de muro de arrimo para contenção de taludes nas margens de rios e córregos.

Responsabilidade de todos

Além de avançar nas obras para ampliar o escoamento das águas pluviais, Curitiba está bastante alinhada às diretrizes globais de gestão dos riscos causados às mudanças climáticas. A Prefeitura investe em uma série de ações relacionadas ao combate às mudanças climáticas e à contenção das cheias.

Contribuindo para a redução dos riscos de enchentes, a Prefeitura oferta uma série de serviços para destinação correta dos resíduos.

Quando não descartados corretamente, as chuvas carregam para as áreas fluviais todo o tipo de material, como acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica, restos de móveis e outros materiais.

Curitiba realiza a coleta de lixo comum, lixo reciclável, lixo tóxico e lixo eletroeletrônico. Confira no site Coleta Lixo como fazer os descartes corretos para cada tipo de material.

O cidadão também pode encaminhar, diretamente, os entulhos a um dos onze Ecopontos, de segunda a sábado.

Além disso, o cidadão pode solicitar, pela Central 156 serviços de manutenção, limpeza e desobstrução de valas, galerias de águas pluviais e de caixas de captação, as chamadas “bocas de lobo”, nas vias públicas.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress