Foto: Everson Bressan/SMCS
Batizado de Ilha Bela, este é o sétimo Bosque de Conservação da Biodiversidade Urbana (BCBU) implantado na gestão de Fruet
Fica na Cidade Industrial de Curitiba o oitavo Bosque de Conservação da Biodiversidade Urbana (BCBU) da cidade, entregue oficialmente na quinta-feira, dia 11, pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima. Batizado de Ilha Bela, este é o sétimo BCBU implantado na gestão do Prefeito Gustavo Fruet, que entregou à cidade três vezes mais áreas verdes do que a soma dos 20 anos anteriores.
O BCBU Ilha Bela fica na Rua Araranguá, ao lado da Unidade de Saúde Vila Sandra. “Além de receberem investimento em infraestrutura, essas áreas se transformam em espaços de convivência para a comunidade e geram um sentimento de pertencimento à cidade. Os animais voltam e encontram abrigo e alimentos”, ressaltou o secretário.
Com a entrega do Bosque Ilha Bela, a cidade contabiliza mais de 197 mil metros quadrados de área conservada – 187 mil metros quadrados somente nesta gestão, por meio da implantação de bosques. São áreas com algum grau de restrição para acesso do público, e que não incluem os parques. No total, a atual gestão entregou quase 9 milhões de metros quadrados de áreas verdes, enquanto entre 1993 e 2013 foram 2,5 milhões de metros quadrados.
São dez novas unidades, entre parques e bosques, localizados principalmente na região sul da cidade, conforme compromisso assumido pela atual gestão municipal em seu Plano de Governo.
Foram entregues os parques Guairacá, Mane Garrincha, Mairi, Reserva do Bugio, Vista Alegre, Bosque dos Mundiais. Neste mês ainda será inaugurado, na Regional Tatuquara, o Parque Y-bere, localizado ao lado do loteamento l Moradias Rio Bonito, no Campo de Santana.
BCBU
BCBU é uma categoria de unidade de conservação restrita para o acesso público (exceto nas trilhas e outras áreas de lazer) e que tem como objetivo a preservação de bancos genéticos de biodiversidade. “Os bosques são ilhas verdes em áreas que pertencem ao Município e que prestam um grande serviço para a comunidade. Servem para a prevenção de enchentes, contenção de ruídos, promovem a vida e contribuem para a saúde da população”, afirma Renato Lima.
O BCBU Ilha Bela tem 17.445 metros quadrados e conta com portal, área de estar, parquinho, pista de caminhada, reforço na iluminação e uma ponte de acesso que era uma antiga reivindicação da comunidade.
O presidente da Associação de Moradores Ilha Bela, Teófilo Vicente, conta que a melhoria na área e a implantação de iluminação no local representam uma conquista para a comunidade. “É mais segurança para o bairro. Já ocorreram três homicídios nesta mata. Agora iluminado, com pista de caminhada e com a nova ponte sobre o córrego, podemos ter acesso à unidade de saúde, e para a escola do bairro”, diz.