A Prefeitura de Curitiba e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) vão estabelecer um convênio para promover a democracia entre os estudantes das escolas públicas. A ideia é ceder um ônibus da capital para levar estudantes até a Escola Judiciária Eleitoral, desenvolvida pelo TRE-PR.
“Já temos o nosso programa Linhas do Conhecimento, em que levamos nossos alunos para visitar museus, estações de água, igrejas, aeroporto. Agora eles irão até a Escola Judiciária para desenvolver conhecimentos sobre democracia”, disse o prefeito Rafael Greca.
Ele recebeu, no dia 1º de junho, quarta-feira, o presidente do TRE-PR, Wellington Emanuel Coimbra de Moura, e o diretor da Escola Judiciária, Roberto Tavarnaro, no Palácio 29 de Março. O prefeito estava acompanhado do presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, e da procuradora-geral do município, Vanessa Volpi.
O convênio também prevê que conteúdo especial do tribunal sobre as eleições será transmitido no monitor de tevê do ônibus, como forma de promover o processo eleitoral que vai ocorrer nesse ano. “Estamos confiantes que teremos uma eleição segura e transparente”, disse o presidente do TRE-PR.
Consciência política
A Escola Judiciária recebe visitas de turmas de alunos dos ensinos fundamental e médio duas vezes por semana. Crianças e adolescentes têm acesso a brincadeiras pedagógicas com o objetivo de desenvolver a consciência política e prepará-los para o exercício dos direitos políticos.
O programa inclui a difusão de conhecimentos sobre a história política do Brasil, do Estado e dos municípios, além de orientar acerca do processo eleitoral, do funcionamento das urnas eletrônicas, da apuração e da organização da Justiça Eleitoral.