Prefeitura de Curitiba capacita guardas municipais da Região Metropolitana

Prefeitura de Curitiba capacita guardas municipais da Região Metropolitana

A capacitação abrangeu conhecimentos em tipos diversos de armamento

Mais de 130 guardas municipais da Região Metropolitana e do interior do Estado foram formados ou receberam capacitações específicas para a função em cursos ofertados pela corporação da capital, nos últimos dez meses.

Aulas para capacitar os profissionais para agirem no trânsito e sobre protocolos de atendimento à mulher vítima de violência, a utilização correta de arma de fogo em serviço e a formação completa para a função são alguns dos conteúdos ministrados na capital, considerada referência na atividade.

Entre os cursos, o mais recente teve a conclusão na semana passada com a entrega de certificados a 16 guardas municipais de Colombo. Após uma carga horária de 200 horas-aulas, eles estão aptos para o uso (ou a renovação) do porte de arma de fogo.

A instrução abrangeu capacitação prática com instrutores da Guarda Municipal de Curitiba para o uso correto de revólver calibre 38 e pistolas calibre 380 e 9 mm.

Também na semana passada, 23 novos guardas que integram a GM em Araucária terminaram o curso completo de formação para a atividade profissional. Foram 816 horas-aula, além de outras 200 para formação como agente de trânsito. A formação é composta ainda por outras 60 horas de estágio supervisionado que acontecerá nas ruas do município vizinho.

“A segurança pública não conhece limites entre cidades. A busca por Curitiba e seus cursos de formação e capacitação nos deixa honrados e fortalece o trabalho em parceria com cidades vizinhas e do interior”, destaca o comandante da GM na capital, inspetor Carlos Celso dos Santos Junior.

Instrução própria para armamento e tiro

Ainda em 2021, teve início outro curso de destaque no Centro de Formação da GM de Curitiba: o primeiro desenvolvido pela corporação para instrutores de armamento e tiro. Considerada de nível altamente especializado, a capacitação abrangeu conhecimentos em tipos diversos de armamento. Ao fim das 133 horas-aula, os profissionais estão aptos a atuar como docentes em disciplinas práticas, com padronização de técnicas e metodologias.

Na programação, aulas práticas com armas curtas (revólver calibre 38, pistolas calibre 380 e 9 mm); armas longas (espingarda calibre 12, fuzil 5.56 e carabina calibre 40), além de tática e confronto armado. Regras de segurança em ambiente profissional, manutenção, atendimento pré-hospitalar, uso da força policial e direitos humanos, munições e proteção balística completam a grade de disciplinas.

“Além de participantes da GM de Curitiba, o curso foi frequentado por guardas municipais de 15 outros municípios, todos credenciados para o uso de arma de fogo junto à Polícia Federal”, informa a diretora do Centro de Formação, inspetora Cleusa Pereira.

Impulsionada pela pandemia de Covid-19, nos dois últimos anos a equipe do Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal desenvolveu um ambiente virtual de aprendizagem próprio, com a estrutura e orientações do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

Somente no ano passado foram 12 os cursos ofertados na plataforma on-line própria, contemplando 3.207 alunos em mais de 440 horas-aula de conteúdo.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress