Prefeitura de Campina Grande do Sul realiza entrega de kits de merenda escolar e de higiene

Prefeitura de Campina Grande do Sul realiza entrega de kits de merenda escolar e de higiene

campina01

 

Distribuição é criteriosa e atende pessoas que necessitam de auxílio emergencial

Diante dos impactos econômicos já presentes no município, por ocasião da pandemia de coronavírus, como medida emergencial para rapidamente alcançar a população em condições de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Campina Grande do Sul, por meio das secretarias municipais de Educação e Desenvolvimento Social, Família e Cultura, tem distribuído kits merenda e kits higiene.

Nos últimos dias, 440 kits de merenda escolar foram entregues para moradores de todo o município. “Os alimentos foram distribuídos diretamente nos CMEIs e escolas. Os mesmos itens que os alunos do infantil ao fundamental, com idade entre um e 11 anos, iriam ter como refeição durante os dias letivos, foram convertidos em kits”, explica a secretária municipal de Educação, Neiva Ledi Rocha de Souza Oliveira.

Ainda conforme a secretária, uma logística especial foi adotada para que as famílias pudessem receber os kits diretamente nos estabelecimentos de ensino. “Nós organizamos uma agenda de atendimento individual para evitar aglomeração. Assim, pouco a pouco os kits foram entregues”, diz Neiva.

Os itens de alimentação que compõem os kits merenda são os considerados essenciais, a exemplo de arroz e feijão. Neiva pondera, no entanto, que como os alimentos entregues estavam estocados nos estabelecimentos de ensino, não necessariamente o conteúdo das composições foram os mesmos para todos. “Quem não recebeu arroz, recebeu macarrão. Para os que não foram entregue café, foi achocolatado”, observa a secretária, esclarecendo que o volume de alimentos distribuídos atendeu na mesma medida e de igual modo a necessidade das pessoas.

AGRICULTURA FAMILIAR

Como complemento, além dos itens embalados nos compostos de alimentos, foram distribuídas também frutas e verduras. Caqui, acelga e escarola plantados e colhidos por agricultores do município reforçam o cardápio das crianças e seus familiares.

Uma solução temporária, lembra o prefeito Bihl Zanetti, mas que “atende quem mais precisa e ainda garante a produção e a renda dos trabalhadores do campo”.

KITS HIGIENE

Além dos kits merenda, outra solução encontrada pela prefeitura para ajudar a população a dar ainda mais atenção aos hábitos de higiene – que é uma das principais formas de prevenção ao coronavírus – foi a distribuição de embalagens contendo barras de sabão. “Uma medida muito simples, mas que gera economia para as famílias e ajuda a evitar a contaminação com o vírus”, declara o prefeito Bihl Zanetti.

Em todo o município, inclusive área rural, cerca de 2.900 famílias receberam os kits. Cada composição contendo cinco barras de sabão. Assim como foi com os kits merenda, o critério, neste caso, também foi estipulado mediante situação de fragilidade social.

COLÉGIOS ESTADUAIS

De acordo com Débora Zanchettin, chefe do Núcleo Regional de Educação – Área Metropolitana Norte, os colégios estaduais de Campina Grande do Sul, à exemplo de todo o estado, adotaram um calendário quinzenal para distribuição da merenda escolar. No entanto, o critério para que os kits sejam retirados diretamente nas instituições, é que a família do aluno regularmente matriculado esteja inscrita no cadastro do programa Bolsa Família.

Porém, segundo Débora, os diretores dos colégios possuem autonomia para listar alunos em condições de vulnerabilidade social, ampliando, desta forma, a entrega da merenda escolar. “Os diretores e as equipes dos colégios conhecem a realidade das comunidades locais. Eles estão organizando cronogramas de entrega para as famílias, para que assim quem mais precisa, seja beneficiado”, finaliza.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress