A Prefeitura de Araucária adquiriu a sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), localizada na Rua Ângelo Perini, n° 20 – que era locada desde março de 2021. A assinatura da escritura aconteceu no dia 2, terça-feira, no salão nobre da Prefeitura e contou com a presença de autoridades do executivo e representantes da empresa que tinha a posse do imóvel.
A aquisição ocorreu por desapropriação amigável. O terreno urbano tem 16.663,00m², sendo cerca de 2.900m² de área construída e recebeu o investimento de R$13,6 milhões para sua compra. A propriedade do imóvel vai trazer economia ao município, já que em breve as parcelas da compra estarão quitadas. O aluguel custava R$ 30 mil mensais.
Espaço próprio
A garantia do espaço próprio permite planejamento e organização a longo prazo, permitindo reformas e reestruturação da construção. Outra vantagem é que as ações da Guarda Municipal ficam centralizadas em um único local para melhor atender a população, sem ter a preocupação de precisar desocupar o imóvel.
Atualmente, a SMSP conta com 278 guardas municipais, 7 servidores que atuam no setor administrativo e 74 agentes de segurança nos imóveis próprios da prefeitura, totalizando 359 funcionários divididos por departamentos de diferentes frentes. A sede conta com academia, auditório, anfiteatro, refeitório, um lava car, vestiários e salas de trabalho administrativo.
A Guarda Municipal de Araucária atende hoje 162 prédios públicos do município com monitoramento de alarmes e conta com um grupo de infraestrutura para isso. Tem também o Centro de Controle de Operações que atende as ligações da população via 153. Alguns departamentos atuam de maneira mais específica, como a equipe Patrulha Maria da Penha, que acompanha o desenrolar de medidas protetivas. Tem também a Defesa Civil, que executa ações preventivas e de socorro em caso de desastres naturais. A Romu e as equipes operacionais fazem rondas todos os dias, 24 horas, pela cidade.