Prefeitos de várias cidades do Brasil se reuniram, na quinta-feira (21/3), em Curitiba. O encontro foi promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e aconteceu no Restaurante Madalosso.
O Prefeito Rafael Greca disse que é urgente a discussão de um novo pacto federativo, já que “as cidades enfrentam demanda crescente por serviços públicos, principalmente na periferia das capitais.”
A reformulação do Pacto Federativo e do novo Fundo de Participação dos Municípios foram os temas centrais da 75ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, que aconteceu em Brasília na quinta e sexta-feira (22/3).
O presidente da FNP e prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette, disse que são necessárias reformas urgentes para que os municípios não sejam sufocados. “Os municípios estão sobrecarregados de responsabilidade, mas não têm contrapartida”, sentenciou.
Ele informou que representantes dos prefeitos vão se reunir com o ministro da Fazenda, Paulo Guedes, na próxima semana, para discutir o papel dos municípios na reforma da Previdência.
Participaram do encontro o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, os prefeitos Márcio Wosniack (Fazenda Rio Grande), Beti Pavin (Colombo), Chico Brasileiro (Foz do Iguaçu), Marcus Mauricio de Souza Tesserolli (Piraquara), Victor Coelho (Cachoeiro do Itapemirim-ES), Hélio Guimarães (Itaperuçu), Elvis Leonardo Cezar (Santana do Parnaíba-SP), Firmino Filho (Teresina-PI) e Dilador Borges (Araçatuba-SP).