Prefeitos de todo o país conhecem o Fab Lab Cidadania Cajuru de Curitiba

Prefeitos de todo o país conhecem o Fab Lab Cidadania Cajuru de Curitiba

Fab Lab Cidadania Cajuru
No Fab Lab, as comitivas foram recebidas pelo gerente do laboratório, Cleverson Fuzeti, que apresentou equipamentos e projetos desenvolvidos no local

Dois grupos formados por prefeitos e servidores de vários municípios brasileiros, além de representantes de agências de desenvolvimento e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), visitaram o Fab Lab Cidadania Cajuru, no dia 19, para conhecer o laboratório de fabricação por prototipagem da Prefeitura de Curitiba.

Eles estiveram em Curitiba para participar do Smart City Expo Curitiba 2024.

O evento, que chegou à sua 5ª edição foi realizado no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. O Smart City Expo Curitiba é a versão brasileira do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona.

O Smart City Expo Curitiba 2024, que tem apoio da Prefeitura da capital e do Vale do Pinhão, está alinhado ao compromisso da cidade pelo zelo da inovação.

Os grupos, formados principalmente por representantes de municípios de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Espírito Santo, este último integrado por prefeitos que desenvolvem o programa Cidades Empreendedoras, do Sebrae, foram recebidas pelo gerente do laboratório, Cleverson Fuzeti.

 

Único na categoria social

O gerente apresentou equipamentos, falou dos principais projetos desenvolvidos na unidade por estudantes, empresários e a comunidade, parcerias firmadas com as universidades e eventos promovidos periodicamente para disseminar a cultura maker.

Fuzeti destacou ainda que o Fab Lab Cidadania Cajuru, inaugurado em 2019, integra a rede mundial do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e é o único do Brasil, na Categorial Social, aberto diariamente para a comunidade de forma gratuita.

“O Fab Lab é um espaço de compartilhamento de projetos e conhecimento, que oferece um ambiente para a promoção da inovação e conexão entre pessoas”, disse.

 

Troca de informação

Alguns prefeitos aproveitaram a visita para tirar dúvidas sobre quais os equipamentos e investimentos necessários para a criação de um Fab Lab. O prefeito de Montanha, no Espírito Santo, André Sampaio, contou que é um admirador das tecnologias e da inovação e elogiou a estrutura do Fab Lab da Prefeitura de Curitiba.

“Quero saber como levar esse conceito para Montanha, pois o que vemos aqui é uma evolução dos espaços maker que estamos implantando agora nas escolas do nosso município”, disse.

A prefeita de Boa Esperança, também do Espírito Santo, Fernanda Milanese, disse que veio a Curitiba participar da Smart City para conhecer novas iniciativas que possam ser implantadas no município que administra. “Boa Esperança é um município pequeno, com 16 mil habitantes, que precisa ainda trabalhar suas potencialidades. Precisamos desenvolver iniciativas inovadoras seja na agricultura, no empreendedorismo, entre os empresários”, comentou.

Fernanda, que está em sua primeira gestão, se disse encantada com o que viu no Fab Lab e toda as suas possibilidades. “Estamos neste momento implantando nas nossas escolas laboratórios de robótica e de ciências e ver essa experiência de Curitiba é empolgante.”

A prefeita explicou que integra a comitiva capixaba que veio a Curitiba para participar da Smart City por ter uma boa pontuação na aplicação do programa Cidades Empreendedoras, desenvolvido pelo Sebrae em todo o país.

 

Sobre o Fab Lab

O Fab Lab Cidadania Cajuru está localizado na Rua da Cidadania do Cajuru e é coordenado pela Fundação de Ação Social (FAS) e a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. O espaço funciona como um laboratório de fabricação digital e prototipagem onde estudantes, empresas e a comunidade podem compartilhar conhecimentos e colocar em prática projetos e ideias inovadoras.

As máquinas de prototipagem estão à disposição da população com apoio de instrutor que orienta sobre o uso dos equipamentos e sua aplicação. O laboratório conta impressoras 3d, equipamento de corte e gravação a laser, router CNC, fresadora de bancada, plotter de recorte, equipamento eletrônicos (osciloscópio, gerador de função, fonte ajustável, estação de solda) e ferramentas.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress