Tolardo, que preside o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná, falou sobre demandas da área e a necessidade de implantação do Centro de Especialidades e da reforma do CRE Kennedy
O Prefeito de Quatro Barras e Presidente do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (COMESP), Loreno Tolardo, participou na segunda-feira, dia 20, do encontro entre prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e o Ministro da Saúde, Ricardo Barros.
A reunião com prefeitos no Palácio Iguaçu foi a primeira desde a posse do ministro e abriu uma agenda em busca de soluções para a área da Saúde. Durante o encontro, acompanhado pela vice-governadora Cida Borghetti, os prefeitos falaram sobre as principais demandas em suas cidades, os desafios do setor – em grande parte ligados ao custeio, à contratação de profissionais e à folha de pagamento – e as ações que prevêem implantar para aprimorar o atendimento à população.
Como presidente do consórcio, Tolardo ainda lembrou a necessidade de outras duas obras determinantes para a Região Metropolitana: a construção do Centro de Especialidades da Área Metropolitana Norte e a reforma do Centro Regional de Especialidades – CRE Kennedy. “Temos que pensar na saúde de forma integrada, somando esforços, estabelecendo uma agenda positiva. E estas obras são essenciais para melhorar o atendimento oferecido à nossa população”, enfatizou Tolardo.
Ricardo Barros falou sobre os desafios ligados ao orçamento da Saúde, especialmente pelo momento de crise econômica que o Brasil atravessa; e apresentou onze ações prioritárias do Ministério que englobam melhoria da gestão, informatização do SUS, capacitação, investimentos em infraestrutura e otimização dos recursos, entre outras.
“Precisamos integrar ações para produzir mais com os mesmos recursos. Estou convencido de que há um grande espaço para otimizar a saúde no Brasil”, afirmou Barros. O ministro ainda disse que saiu do encontro com muitas informações, sugestões e reivindicações, e com a certeza de que irão unir esforços para melhorar o atendimento à população.