O Memorial de Curitiba recebeu nesta terça-feira (8/11) a abertura do encontro de secretários municipais do esporte do Brasil. O encontro teve como objetivo fortalecer as relações entre municípios, com vistas ao incremento das políticas públicas de esporte e lazer, estratégicas para qualificar as ações e serviços ofertados aos cidadãos.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, acompanhado do secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr, apresentou a política desenvolvida em Curitiba. Também foram mostrados no evento cases de sucesso de um município de cada região do Brasil, possibilitando um intercâmbio produtivo e enriquecedor aos profissionais e gestores que atuam nessas áreas.
Representantes de 98 municípios participaram do encontro e conheceram programas da Prefeitura de Curitiba, como o Escola + Esporte =10, o Leia + Esporte, o Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, os investimentos em equipamentos públicos, as atividades inclusivas.
“Queremos incluir na vida de cada um de nossos cidadãos a prática esportiva e oferecer a oportunidade de aproveitar nossos parques e praças de maneira divertida e saudável. Curitiba em pouco tempo será a capital brasileira do esporte e vocês agora são testemunhas desta transformação”, disse Greca.
Também apresentaram projetos e programas das prefeituras, Rogério Lima, de Manaus (AM), Fabiane de Oliveira, de Campo Grande (MS), Ana Paula Mastrocola, de Santo André (SP), Débora Rios Garcia, de Porto Alegre (RS) e Mariana Gois, de Aracaju (SE).
“Neste encontro aprofundamos ainda mais o conhecimento de como prestar o melhor serviço em todos os equipamentos públicos da cidade”, afirmou o secretário Carlos Pijak Jr.
Também participaram o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, a presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), Maria Alice Erthal, e os vereadores Marcelo Fachinello, Mauro Bobato e João da 5 Irmãos.