Curitiba agora tem uma Escola Municipal de Sustentabilidade. Inaugurado no Bosque Zaninelli, no Pilarzinho, o espaço da Secretaria Municipal do Meio Ambiente vai promover cursos e capacitações sobre temas ambientais, com a parceria da Secretaria Municipal da Educação e do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).
A abertura do local e assinatura do decreto de criação aconteceram na manhã do dia 23 de junho, quinta-feira, com a presença do prefeito Rafael Greca, dos protagonistas da campanha de sustentabilidade da cidade, a Família Folhas, e de curitibinhas estudantes da rede municipal. A ação faz parte das comemorações do Mês do Meio Ambiente.
“Começa um novo tempo para esse prédio tão lindo, que vai ser aberto agora para curitibanos e curitibinhas aprenderem mais sobre Meio Ambiente. Que esse espaço seja a continuação das nossas escolas municipais e continue sendo orgulho de Curitiba”, anunciou Greca.
Inaugurado inicialmente em 1991, o prédio abrigou a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre). A organização teve problemas para manter o espaço durante a pandemia. Alvo de vandalismo, foi recuperado pelo município para abrigar a Escola Municipal de Sustentabilidade.
Integração
A secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, agradeceu o trabalho da sua equipe, que revitalizou o prédio em cerca de dois meses para a concretização da Escola de Sustentabilidade. O local, de acordo com ela, vai permitir a integração do trabalho de Educação Ambiental das secretarias do Meio Ambiente e da Educação.
“É a garantia do legado de transformar as pessoas pela sensibilização ambiental, formando cidadãos mais conscientes. Agradecemos ao prefeito Rafael Greca pela possibilidade de resgate do espaço e dinamização das atividades que vão permitir o cumprimento dessa missão”, disse.
A secretária da Educação, Maria Silvia Bacila, destacou a presença da professora emérita da Universidade Federal do Paraná, Maria do Rosário Knechtel, que ministrará a aula-magna inaugural aos docentes da rede municipal na Escola de Sustentabilidade. “Trata-se de um marco histórico na formação dos professores do município”, avaliou.
Para o presidente do Imap, Alexandre Matschinske, o projeto coloca Curitiba, definitivamente, entre as principais cidades educadoras do mundo. “E é uma honra para nós fazer parte disso, ganhar mais um espaço de ensino e conhecimento, com conteúdos voltados para um tema tão relevante que é a sustentabilidade”, completou.
Teatro e música
A inauguração do espaço contou com o teatro da Família Folhas, destacando a importância das ações sustentáveis e apresentação musical da Banda Lyra Curitibana para as crianças das escolas municipais Herley Mehl, Pilarzinho e Ana Hella e do Centro de Educação Integral Professor Lauro Esmanhoto.
Acompanharam a solenidade, também, o secretário de Segurança Alimentar, Luiz Gusi; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; o presidente do Instituto Municipal de Saúde, Tiago Waterkemper; a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Lopes Gher; e o assessor especial de Articulação Política da Prefeitura, Lucas Navarro.
Estiveram presentes, ainda, os vereadores Marcelo Fachinello, Sidnei Toaldo, Alexandre Leprevost, Tânia Guerreiro e Herivelto Oliveira. E os superintendentes de Obras e Serviços da Secretaria do Meio Ambiente, Jean Brasil; e de Controle Ambiental, Marcos Traad; além de diretores e equipes da pasta, da Secretaria da Educação e do Imap.
A escola
A ideia da Escola de Sustentabilidade é formar multiplicadores de boas práticas ambientais, contou a gerente de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Leila Maria Zem. “Teremos cursos de formação e atualização para os nossos professores e servidores, além de programas voltados à comunidade, como condomínios e associações de moradores”, listou.
As inscrições serão feitas pelo portal Aprendere do Imap ou diretamente no local, conforme o tipo de curso ofertado. A programação será divulgada à comunidade pelo site e redes sociais da Prefeitura de Curitiba. Informações podem ser obtidas pelo e-mail educambiental@curitiba.pr.gov.br e pelos telefones 3350-9272 e 3350-8508.