Após anos de reinvindicação dos profissionais da Educação, agora a escolha dos diretores(as) de escolas e CMEI’s de Colombo será realizada através de eleição democrática.
O prefeito Professor Alcione sancionou a Lei n° 1.678, após a aprovação da Câmara Municipal de Colombo, sobre a alteração no parágrafo 2° do art. 11 da Lei 178/1984, que dispõe sobre a eleição de diretores em unidades educacionais da rede Pública Municipal de Ensino.
Trata-se de uma reinvindicação antiga dos profissionais da Educação, que antes não tinham direito ao voto, pois o cargo era escolhido pelo Poder Executivo.
Para o prefeito, trata-se de mais um avanço na educação municipal. “Trabalhamos com planejamento para transformar nosso ensino em um dos melhores do país, por isso, investimos em infraestrutura e no conhecimento. Além disso, é fundamental corrigir algumas demandas históricas da educação e a eleição dos diretores é uma delas. Promovemos essa mudança, pois entendemos que a representatividade do voto vai atender as demandas locais de cada unidade de ensino em Colombo”, destacou o Professor Alcione.
Eleição em 2023
A data da eleição de diretores(as) está marcada para o dia 12 de abril de 2023. Após o pleito, a posse dos eleitos será no mês de maio do mesmo ano e o mandato ocorrerá excepcionalmente até 31 de dezembro de 2025, quando se unificará ao calendário eleitoral.