A Prefeitura de Curitiba promoveu no dia 21, sexta-feira, o 1º Simpósio Municipal de Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e Defesa Social de Curitiba, no Salão de Atos do Parque Barigui. O evento foi aberto pelo prefeito Eduardo Pimentel e reuniu cerca de 150 participantes, entre autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil, com o objetivo de discutir questões relacionadas à segurança pública e fortalecer o papel dos Consegs na cidade.
Prefeito Eduardo anunciou que Curitiba vai ganhar o Conselho Municipal de Políticas Públicas e Segurança (Concep), órgão que reúne representantes da sociedade civil e da Prefeitura para definir e controlar as ações do setor na cidade.
“Hoje, estou cumprindo um compromisso que assumi durante o período eleitoral, que é estar com vocês discutindo segurança pública e ouvindo as demandas da população. Vamos implementar o Conselho Municipal de Políticas Públicas e Segurança de Curitiba”, afirmou Pimentel, referindo-se ao anteprojeto de lei que está sendo elaborado pela SMDT.
Após sua implementação, o Conselho terá a função de propor, assessorar e orientar a formulação de políticas públicas de segurança e defesa social para a cidade de Curitiba. O órgão será composto por 18 membros, divididos igualmente entre representantes do governo e de organizações e entidades da sociedade civil.
Eduardo destacou ainda que segurança pública é uma das maiores demandas da população de Curitiba e que a administração municipal está empenhada em dar respostas concretas. “Temos uma parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e valorizamos o trabalho que tem sido feito. Mas é nosso dever, como prefeito, vereadores, secretários e como Guarda Municipal dar essa resposta à população, trabalhando de forma integrada para garantir mais segurança para todos”, concluiu.
Aproximação
O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, destacou que o simpósio teve como um dos objetivos aproximar Consegs e administração municipal e reforçar sua atuação no contexto do programa Curitiba Segura.
“Queremos que os conselhos comunitários participem efetivamente das estratégias de segurança pública, não apenas trazendo demandas, mas também colaborando em ações como a Vizinhança Solidária e no engajamento de toda a população na melhoria da segurança de nossa cidade”, disse Vianna.
Segundo a representante da Coordenação Estadual dos Consegs, Bianca Thassiane, atualmente o Paraná conta com 170 conselhos ativos. “É muito importante vermos um evento voltado para a participação dos Consegs. O evento reforça o compromisso que temos com a segurança pública e também mostra que a comunidade está empenhada e quer contar com o apoio dos órgãos, da Prefeitura e das secretarias”, ressaltou Thassiane.
Simpósio
Após a cerimônia de abertura, os participantes acompanharam as apresentações do chefe do Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública, Thiago Soares, sobre os projetos e atividades do setor; e do secretário Rafael Vianna, que fez uma apresentação geral das ações da pasta.
O simpósio também contou com a palestra do professor Rafael Alcadipani da Silveira, titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV) e associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Houve ainda a apresentação do simulador de tiro móvel da Polícia Civil. O equipamento, de alta tecnologia, permite o treinamento de profissionais de segurança pública por meio de simulações realistas.
Presenças
Participaram do simpósio as vereadoras Indiara Barbosa, Meri Martins e Rafaela Lupion e o vereador Tico Kuzma; o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; os administradores regionais; o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Carlos Celso dos Santos Júnior; o superintendente de Trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti; a superintendente-executiva de Defesa Social e Trânsito, Ana Cláudia Machado; supervisores regionais da Fundação de Ação Social (FAS), guardas municipais e representantes dos Consegs de diversas regiões da cidade.