Prefeita Rosa Maria e secretário Beto Preto vistoriam obras do Novo Hospital de Pinhais

Prefeita Rosa Maria e secretário Beto Preto vistoriam obras do Novo Hospital de Pinhais

Novo Hospital de Pinhais
A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, no ultimo dia 15, quarta-feira, recebeu o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, para uma visita as obras do Novo Hospital de Pinhais. Também marcaram presença o vice-prefeito, Marcinho, a secretária de Governo, Ana Paula, a secretária municipal de Saúde, Adriane Carvalho, o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento (interino) e de Administração, Pedroza, e a prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad. O diretor do jornal A Gazeta Cidade de Pinhais, João Aloysio, que também compareceu a visita ao Novo Hospital de Pinhais, conversou com algumas das autoridades presentes
Novo Hospital de Pinhais
O Novo Hospital de Pinhais tem previsão de ser entregue à população no final de 2025

Hospital de Pinhais deverá ficar pronto até final de 2025, diz Beto Preto

Na oportunidade, o secretário Beto Preto falou sobre o andamento das obras do novo hospital. Confira.

Sobre a previsão para a obra ser entregue a população

Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto: Ainda em 2025, novembro, é a previsão da entrega da obra. Então, o nosso planejamento está nesse sentido. Lembrando que, pela modalidade de parceria público/privada, tão logo a gente tenha a entrega da obra, já teremos o serviço funcionando.

Se o hospital atenderá só Pinhais

Hoje, o nosso hospital (ainda em construção) já está se tornando uma referência para Piraquara no atendimento as gestantes de risco habitual, que a gente fala de gestantes de baixo risco, mas, também, assumiremos a gestante de alto risco.

Se além de Pinhais e Piraquara, o hospital atenderá a população de outros municípios vizinhos.

A gente sabe que em uma estrutura do SUS não se pode limitar atendimento. Então, qualquer gestante que vier de Curitiba, Quatro Barras, Piraquara e municípios vizinhos, atenderemos também.

Vantagens mais importantes e os principais desafios da obra.

A gente sabe o que representa para a gestão pública licitar e executar com recursos próprios uma obra nessa dimensão. Então, já ganhamos, avançamos com esse prazo. E o fato de ter nesta modalidade uma situação para uma garantia de 35 anos, é um serviço de continuidade, de qualidade, que a gente consegue aprimorar dentro dessa parceria. Lembrando que todo o trabalho integrado tem uma comissão técnica de fiscalização que vai ajustar todo o processo para que a gente possa, também, monitorar a execução e a utilização do recurso público.

Sobre o andamento da obra e quando deverá ficar pronta.

Fala-se em 60% de obra realizada, porém, a nossa previsão é que esteja finalizada em novembro deste ano. Lembrando ainda que por ser um investimento dimensionado para 35 anos, foi preciso trazer para a realidade do endividamento do município. Então, a gente traz para essa primeira necessidade a gestação de alto risco, mas, com toda uma perspectiva de ampliar a estrutura. Hoje já estamos no dimensionamento para Pinhais e Piraquara. Mas, por ser um hospital de porta aberta, não tem limitação de atendimento.

Importância do hospital que tem previsão de entrega ainda para este ano.

É uma obra importante para toda a Região Metropolitana de Curitiba, para todo o Paraná. Porque, veja só. Nós temos obras aqui(Pinhais), em São José dos Pinhais, temos ainda a construção, reforma e ampliação do hospital de Rio do Branco do Sul e um hospital zero quilômetro em Colombo. Essa região não tinha os serviços que irão ter dentro de 18 a 24 meses. Isso é resultado de vontade política e de fazer acontecer na saúde das pessoas.

Sobre a estrutura do hospital.

Eu vim aqui ver o terreno antes de qualquer coisa. Vim, também, com a Rosa no lançamento. E hoje estamos visitando a obra já levantada. É um hospital referência já nessa fase. Porque a gente olha de fora e não tem a dimensão real, mas quando percorre aqui os corredores, os quatro andares, a gente está falando de uma obra estrutural bastante ampla, dimensionada para o futuro. Inclusive, temos uma laje que fica já preparada para uma futura ampliação, se necessário, disse o secretário.

Vontade política da prefeita Rosa Maria.

A prefeita Rosa Maria coloca todo o esforço da prefeitura para ver a obra de pé. E eu vim aqui, hoje, verificar o contexto da obra e parabenizar a Prefeitura de Pinhais pela força de vontade política de fazer as coisas acontecerem.

 

Prefeita Rosa Maria enaltece parceria com o Governo do Estado

Durante a visita do secretário Beto Preto, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo, demonstrou otimismo pelo Governo do Paraná se comprometer a ajudar manter o custo do hospital.

“É muito importante a presença do secretário, pois ele representa o governador do Paraná. Então, nesse momento Ratinho Júnior nos dá essa perspectiva. Porque, inevitavelmente, quando o nosso hospital começar a ser operacionalizado iremos precisar do Governo do Estado e do Governo Federal. Mas essa parceria, que já tem dado certo, tem sido construída com muito diálogo, com muito respeito. E tenho certeza que esse hospital será um dos grandes legados do município para a nossa população, disse Rosa Maria.

 

Parceria tripartite

A ampliação do atendimento do SUS, em Pinhais, também foi destacada por Rosa Maria. “Nós saímos de um hospital menor e vamos para um hospital de 90 leitos. Então, naturalmente o custeio aumenta, mas temos nos preparado. É nessa situação que sabemos, também, que podemos contar com a parceria tripartite, entre o Governo do Estado, Governo Federal e o nosso município, que não mede esforços para fazer com que este equipamento público realmente sirva a população”, declarou Rosa Maria, destacando ainda que, se necessário, o hospital poderá ser ampliado.

 

Meta de gestão

Inclusive, a finalização das obras do Novo Hospital, que faz parte do programa de investimentos Avança Pinhais, é uma das principais metas da gestão de Rosa Maria, reeleita prefeita para o mandato de 2025 a 2028.

 

Mais informações sobre o novo hospital

Após visita ao hospital, a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane Carvalho, destacou que a previsão é que todos os serviços estejam funcionando imediatamente assim que a obra esteja concluída, com prazo estimado para o final de 2025. A secretária destacou ainda as vantagens da PPP (Parceria Público Privada) e o papel do município nessa empreitada: “Sabemos o que representa para a gestão pública licitar e executar com estrutura própria uma obra nesta dimensão”. Adriane acrescentou ainda que todo trabalho integrado tem uma comissão técnica de fiscalização que vai ajustar todo o processo para que seja possível monitorar a execução e a utilização do recurso público.

O Novo Hospital, que tem concessão administrativa do consórcio empresarial Saúde Ltda., prevê o investimento total de mais de R$1,2 bilhão ao longo de 35 anos. Até o momento, todo aporte financeiro foi realizado com recursos do município.

A obra faz parte do programa de investimentos Avança Pinhais.

Além das pessoas já mencionadas, estiveram presentes na ocasião o vereador de Pinhais Amarildo Amaral, a prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad, equipes da Prefeitura de Pinhais e do consórcio empresarial Saúde Ltda.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress