Na manhã deste 1º de janeiro, a prefeita reeleita de Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo (PSD), tomou posse, ao lado do vice-prefeito eleito, Márcio Alves Pereira (Republicanos), o “Marcinho”, em sessão solene na Câmara Municipal. Também, foram empossados os dezessete vereadores eleitos no pleito municipal de 2024.
A sessão de instalação da 9ª Legislatura 2025-2028 foi presidida pelo vereador mais votado, Carlos Pereira Borges da Rosa (PSB), o “Carlinhos do Eliza”. A prefeita, o vice e os vereadores eleitos fizeram o juramento público e assinaram o termo de posse. Cada vereador empossado ainda discursou na tribuna, assim como o vice e a prefeita. Além de familiares, secretários municipais e apoiadores, a cerimônia contou com a presença do ex-prefeito e ex-deputado federal Luizão Goulart (SOL) e da deputada Estadual Marli Paulino (SOL).
Vontade popular
Rosa Maria, reeleita com cerca de 68% dos votos válidos, foi empossada para um mandato de quatro anos, desta vez, tendo sido reconduzida ao cargo pela vontade popular após cerca de dois anos e meio a frente da gestão ao assumir a vaga de prefeita deixada por Marli Paulino, atualmente, deputada estadual.
“Instrumento de transformação”
Em discurso, a prefeita relembrou sua trajetória política, iniciada em 2008 a convite do ex-prefeito e ex-deputado federal Luizão Goulart. “Em 2008, fui provocada a ser candidata. Já era professora e diretora de escola. O Luizão me provocou, me pediu para ajudar o partido. Foi quando tive a primeira oportunidade de vivenciar a política. Aprendi que a política é instrumento de transformação. Quando tive a oportunidade de ver que a política pública, quando bem feita, transforma para melhor a vida da população, me tornei vereadora eleita em 2012”, relembrou.
Desafios na pandemia
Em 2016, Rosa Maria foi eleita vice-prefeita na chapa com a prefeita eleita Marli Paulino. Em 2020, houve momento desafiador para a gestão, com a pandemia, relembrou. “Não dá para esquecer as dificuldades, nos dois primeiros anos da pandemia, com a luta pela sobrevivência. Muitas pessoas faleceram e, se nós sobrevivemos, é por que há um propósito. E certamente seria continuar este mandato. Em abril de 2022, assumi o cargo de prefeita deixado por Marli Paulino, que disputou, naquele ano, as eleições para deputada estadual. Desde então, o desafio nunca foi menor. A Marli me pediu: ‘cuide bem da nossa amada Pinhais’. Obrigada, Marli, por colocar Pinhais no coração e, como deputada, estar fazendo muito por Pinhais, assim como o Luizão sempre tem feito a diferença em nossa cidade”, sublinhou.
Bons indicadores
O desafio de cuidar da cidade ainda mais do que já tinha sido feito foi salientado em discurso. “Contamos com os melhores indicadores em diversas áreas como Sustentabilidade, Educação, Transparência. Essa cidade é referência em vários aspectos e nossos servidores têm papel fundamental nesses resultados”, destacou a prefeita.
Participação feminina
Nesta nova legislatura, a Casa encontra-se em momento ímpar, com três cadeiras ocupadas por mulheres, as vereadoras Jane Carteira, Haline Sirotski e Miss Preta. “Se três mulheres estão aqui é por que outras mulheres estiveram lá fora fortalecendo vocês”, frisou Rosa Maria.
Objetivos comuns
A relação com o Poder Legislativo, de acordo com a prefeita de Pinhais empossada, tem o intuito de ser harmoniosa, na base do respeito e diálogo em torno de objetivos comuns. “Agradeço aos vereadores fora da base aliada, também. Se nossos objetivos são os mesmos, em torno do bem comum a população, não há por que brigarmos. Nós podemos lutar para que as pessoas recebam o melhor atendimento nos serviços públicos. E, neste sentido, reafirmo meu compromisso com a população. Foram 44.316 pessoas que demonstraram nas urnas acreditar neste projeto criado a partir de um plano de governo consistente onde as pessoas são prioridade absoluta. Para cuidar bem das pessoas e diminuir as desigualdades sociais é que me coloquei novamente a disposição para trabalhar num projeto de uma cidade cada vez melhor, mais inclusiva, mais sustentável e com uma educação de qualidade. Uma cidade que nos orgulha muito e que deve ser construída para futuras gerações, também. E o futuro precisa ser feito agora”, disse.
Princípios da administração pública
Ao concluir, Rosa Maria pontuou a obrigação de entregar a cidade melhor daqui a quatro anos. “Comprometo-me sempre respeitar todos os princípios da administração pública. Dinheiro público é sagrado e assim nós faremos. Contem muito comigo e espero contar muito com vocês no Legislativo, sempre com muito diálogo e respeito”.
Vice Marcinho destaca “honra” e “legado”
O vice-prefeito eleito Marcinho (Republicanos), em discurso de agradecimentos, ressaltou a honra e o privilégio de ser vice de uma prefeita que trabalha muito. “Vamos fazer a diferença nesta cidade para ela crescer e desenvolver-se ainda mais, junto com o trabalho dos vereadores e servidores”, ressaltou.
Apoios fundamentais
Marcinho, que deixa a Câmara Municipal após quatro mandatos consecutivos de vereador e, também, quatro mandatos consecutivos de presidente do Poder Legislativo Municipal, destacou sua gratidão especial ao ex-prefeito e ex-deputado Luizão Goulart e a deputada estadual Marli Paulino. “Deixo minha gratidão especial ao Luizão e a Marli. Estou, aqui, graças a eles, a todo apoio e incentivo recebido. Em todo lugar, no esporte, nas empresas, precisamos de gente que nos apoie. Obrigado pelo carinho. Contem comigo para manter o legado que vocês deixaram à cidade”, agradeceu.