O dia 4, sábado, foi marcado pela inauguração do primeiro Centro Comunitário Cultural de São José dos Pinhais, localizado no bairro Santo Antônio. A cerimônia de inauguração reuniu autoridades políticas e comunitárias para prestigiarem apresentações culturais e aproveitarem as ações promovidas, como a Gibiteca e o Camarim de Pintura.
A prefeita Nina Singer enfatizou a importância da implantação do Centro Comunitário Cultural na região do Santo Antônio, destacando que esse é o primeiro do município, mas que existe a possibilidade de outros serem implantados.
“Fico muito feliz de fazer parte desse momento, porque esse é o objetivo do gestor público: fazer o bem comum para todos. Dessa forma, essa nova unidade será um espaço para toda comunidade usufruir e ter acesso aos serviços promovidos pela Prefeitura e também um espaço para os moradores se reunirem e discutirem suas demandas”, afirmou Nina.
Cultura descentralizada
A nova unidade, nomeada de Nahyr Dal Negro Vaccari, promete ser um espaço destinado a encontros e aprendizado para todos. No local, serão oferecidos cursos da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), como balé, jazz, capoeira, entre outros, proporcionando oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para todas as idades.
Além disso, os moradores terão acesso a uma lan house com computadores disponíveis para pesquisas, uma biblioteca abastecida com diversos títulos e uma série de serviços públicos que serão gradualmente desenvolvidos no Centro Comunitário Cultural Nahyr Dal Negro Vaccari, como o Sacolão Verde e o SINE nos Bairros.
O secretário de Cultura, Marcelo Dal Negro, explicou que o novo centro vem de encontro com o objetivo da gestão de descentralizar a cultura no município, aproximando a população das atividades promovidas pela administração municipal.
“Essa é uma parceria com a associação de moradores, um novo formato de centro que será administrado pelo poder público e pela associação de moradores e que com certeza vai ser fruto de muito sucesso”, enfatizou.
Márcia Andréia Sona é moradora do bairro há 41 anos. Ela contou que está muito feliz com esse novo espaço e que a comunidade ansiava pela revitalização do local para terem acesso facilitado aos serviços públicos e convivência comunitária.
“Nossas expectativas são muito boas, esperamos que tenha bastante eventos para comunidade e cursos para as crianças e idosos. Esperamos que atenda a comunidade como um todo. Tenho filho menor de idade que, com certeza, participará das aulas”, disse.
Presente na inauguração, o deputado estadual Thiago Bührer afirmou que a revitalização do imóvel é um grande passo para a região do Santo Antônio e da Colônia Rio Grande, que esperavam há tempo por esse espaço comunitário, continuarem se desenvolvendo.
“A cultura estará aqui através da Secretaria de Cultura com vários eventos, atividades no contraturno escolar, oferecendo acesso à toda população”, afirmou o deputado.
Também esteve presente na inauguração o vereador Luiz Monteiro.
Espaço comunitário
A importância do Centro Comunitário Cultural Nahyr Dal Negro Vaccari vai além das atividades culturais e educacionais.
Servirá também como ponto de encontro para a associação de moradores local, que poderá realizar reuniões e eventos destinados à participação ativa da comunidade.
Construído originalmente na década de 1980, a casa já foi sede da associação de moradores e do CMEI Santo Antônio. Após anos de abandono, foi revitalizado para atender necessidades e aspirações da população local, promovendo mais qualidade de vida.
“A prefeita Nina assumiu um compromisso conosco de revitalizar o espaço e cumpriu. Felizmente o local volta para a comunidade e vai ser muito útil para todos nós”, destacou o presidente da associação de moradores Sérgio Rodrigues da Costa, conhecido como Serginho da Colônia e morador do bairro há 41 anos.
Quem foi Nahyr Dal Negro Vaccari?
O projeto de Lei n.º 1.002, de autoria do vereador Paulinho Maradona, nomeia a nova unidade como Nahyr Dal Negro Vaccaria, moradora conhecida por desenvolver atividades voluntárias na comunidade e que sempre esteve disposta a ajudar o próximo. Nahyr promovia cultura na comunidade costurando coroinhas para o altar da igreja e também produzia bolsas, jalecos, aventais e toalhas e as doava para escolas.
Além disso, ensinava donas de casa e mães a costurar, oportunizando para elas a chance de terem uma renda. Segundo o vereador Paulinho Maradona, a homenagem exalta a importância de Nahyr para o desenvolvimento econômico e social do bairro Santo Antônio. Além disso, ele explicou que a obra era esperada pela população há muitos anos.
“É uma satisfação fazer parte desse projeto, de trazer esses projetos sociais para nossa comunidade, oferecendo oportunidades para as crianças da rua e colocando-as em espaços de acolhimento. Graças ao projeto Nina Singer conseguimos entregar esse espaço bonito para nossa comunidade”, destacou.
Filha de Nahyr, Selma Eliane Vaccari Leindorf também esteve presente na cerimônia de inauguração da nova unidade e, emocionada, compartilhou lembranças das festas que a família promovia e do engajamento da mãe com a comunidade.
“Acredito que minha mãe esteja muito feliz com essa homenagem, seja onde ela estiver, porque ela gostava muito dessa região e agora ficará eternizada com o nome deste Centro Cultural”, finalizou.