Também tomaram posse a Vice-Prefeita eleita Rosa Maria e os dezessete vereadores eleitos do município.
A Prefeita eleita Marli Paulino Fagundes (PDT), a Vice-Prefeita eleita Rosa Maria de Jesus Colombo (PROS) e os vereadores eleitos de Pinhais foram empossados na manhã de 1º. de janeiro, em solenidade na Câmara Municipal. O Vereador reeleito Agilson Ferreira de Lima “Binga” (PPS), na qualidade de mais votado do município, após assinar o termo de posse e prestar juramento, presidiu a Mesa de Trabalho, dando andamento, na primeira parte da cerimônia, à sessão de instalação da 7ª. Legislatura da Câmara Municipal de Pinhais, a partir das respectivas posses dos demais dezesseis vereadores eleitos.
Luizão afirma que fará parte da gestão da Prefeita Marli Paulino
Após a solenidade de posse da Prefeita Marli Paulino Fagundes (PDT) e da Vice-Prefeita Rosa Maria de Jesus Colombo (PROS), o Prefeito Luizão Goulart, ao deixar o cargo, fez um discurso de despedida. “Agradeço a Marli Paulino por ter sido sempre leal e companheira durante esses oitos anos de mandato, como Vice-Prefeita. Agora, quero retribuir colaborando na gestão. Um dos motivos de sucesso das nossas duas gestões, é a equipe de secretariado e de funcionários muito competentes e profissionais. Os servidores, quando cheguei à Prefeitura, encontrei-os tecnicamente muito preparados. Isso fez toda a diferença. Espero também que possamos contar com a parceria desta Casa de Leis [Câmara], novamente. Pois, foi um conjunto de forças que levou a encerrarmos nossa gestão com aprovação popular recorde no país, 94%. Sem união ninguém obtém nada”, analisou Luizão, aplaudido de pé pelos presentes.
Contas em dia
Luizão Goulart disse ainda ao jornal A Gazeta Cidade de Pinhais que já inicia seu trabalho de assessoria à nova gestão. “Amanhã, já estarei na Prefeitura, colaborando com a nova administração. Pelo menos, no início da gestão estarei ajudando a Marli e a Rosa”, frisou.
Luizão assinalou a tendência de queda na arrecadação, lembrando que o ano será de desafios, pela crise nacional, o que se reflete ainda em diminuição das verbas federais aos municípios. “A maioria das prefeituras do país está em dificuldades. Felizmente, em Pinhais, estamos com todas as contas em dia”, acrescentou.
“Entregar uma cidade melhor do que recebemos”
A Prefeita empossada, Marli Paulino (PDT), expressou sua gratidão pela confiança da população ao elegê-la para continuar o trabalho de transformação de Pinhais. “Há vinte anos, iniciava minha vida pública, aqui, sendo empossada vereadora para o primeiro mandato. Era a primeira mulher vereadora do município. Hoje, tomo posse como primeira mulher prefeita. Estou muito grata em poder continuar esse trabalho de transformação de Pinhais. Nosso desafio é entregar uma cidade melhor do que a que estamos recebendo agora. O cenário nacional é preocupante. Mas temos muita disposição para o trabalho. Tenho certeza que vamos conseguir cumprir nosso Plano de Governo”, assegurou.
Manutenção do secretariado
Em entrevista concedida ao jornal A Gazeta Cidade de Pinhais, Marli Paulino destacou a manutenção da equipe do secretariado da gestão do Luizão. “Isso facilita muito as coisas. Todos os secretários estão a par de tudo. Assim, continuaremos avançando”, frisou.
Para a Prefeita, entre os grandes desafios apontados para a gestão destacam-se as áreas de saúde e educação. “Essas sempre costumam ser duas áreas de muito desafio. Com a crise, isso amplia-se, a partir do aumento da demanda. Muitos deixaram de pagar escolas particulares, migrando para as escolas municipais. O mesmo acontece com o SUS, que tem sofrido aumento da demanda em função daqueles que não mais podem pagar plano de saúde. Felizmente, nosso Plano de Governo foi elaborado tendo em vista esse cenário de agravamento da crise”, lembrou.
Base aliada na Câmara
A Vice-Prefeita Rosa Maria (PROS), reiterou seu pedido aos vereadores para que trabalhem em favor da população. “Peço que trabalhem para fazer de Pinhais uma cidade melhor. Temos um eleitorado de 82% que votou na nossa chapa porque espera a continuidade da gestão do Luizão. Vamos todos fazer o melhor para corresponder à confiança depositada pelo povo. Queremos uma gestão onde todos participem”, observou.
Transição tranquila
A Vice-Prefeita Rosa Maria falou à nossa reportagem sobre o processo natural de transição, iniciado logo após as eleições. “Agora, oficialmente, começamos a transição, mas isso já vinha acontecendo naturalmente logo após as eleições. Contaremos, de início, com o apoio e assessoria do Luizão, o que será muito importante. Será um ano de muitos desafios e trabalho, por conta da crise nacional. O que exigirá de nós o máximo de cuidado e competência no trato com a coisa pública”, pontuou.
Vereadores empossados agradecem apoio recebido durante campanha
O Vereador Binga (PPS), primeiro a discursar, destacou seus agradecimentos, lembrando que não se chega ao poder sozinho. “Não chegamos aqui sozinhos. Assim, além da família, agradeço a todos os secretários municipais, à equipe de funcionários da Prefeitura e, em especial, ao então Vereador Gilberto, que foi Presidente desta Casa até o ano de 2016. E também ao povo maravilhoso de Pinhais, que me elegeu para o quinto mandato, sendo o mais votado do município em quatro pleitos”, declarou.
Os demais dezesseis vereadores também discursaram após empossados.
Anderson “Pioco” (PSDC) enfatizou que irá honrar os 1.742 votos recebidos, com “muito trabalho pelo povo”. Ainda lamentou as perseguições sofridas por alguns candidatos durante e a após a campanha, citando como exemplo o Vereador eleito Carlinhos do Eliza. “Espero que este cidadão que perseguiu o Carlinho reflita e seja feliz, porque a Justiça não falha”, comentou.
Antônio Pereira Filho (PDT) ressaltou o grave momento econômico e político do país. “Passamos por uma crise sem precedentes, com fechamento de empresas, de vagas no comércio. As projeções para este ano não são favoráveis. O país foi saqueado por gestores públicos que só pensaram em si próprios, esquecendo do povo que padece. Precisamos mudar este cenário”, disse.
Arnaldo “Vizinho Solidário” (PROS), outro novato, lembrou que contava com um desejo antigo de trabalhar pela comunidade, o que o motivou a criar o “Vizinho Solidário”, uma experiência bem sucedida na área de segurança pública. “Um dos maiores problemas do município é a segurança pública. Com o “Vizinho Solidário fizemos um projeto audacioso onde cada morador é parceiro um do outro, atuando também com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Quero dizer a cada um dos colegas vereadores que estou aqui para somar, defender os interesses do povo, buscando sempre as melhores soluções”, expressou.
Carlinhos do Eliza (PT) falou dos 1.670 eleitores que o colocaram no mandato. “A vitória não é só minha, é de todos que me apoiaram e votaram em mim. Honrarei a cada voto em favor do povo, com seriedade e compromisso, fazendo uma política de maturidade. Estarei junto com o Executivo e desde já deixo meu gabinete à disposição da comunidade”, pontuou.
Cecília Padovan (PDT), reeleita para o segundo mandato, agradeceu à família e a seus 880 eleitores, lembrando que irá trabalhar para todo o município. “É uma vitória de todos a minha eleição, pois tenham certeza que não trabalharei apenas para meus eleitores, mas para toda a população”, enfatizou.
Professora Cinéia (PROS), outra representante do sexo feminino e estreante no Legislativo, destacou sua primeira campanha em 2016. “Sou muito grata a Deus por permitir minha vitória já na primeira campanha. Isso demonstra que meu trabalho na área de educação foi bom. Agradeço também à minha família, que me ensinou o valor do caráter e do trabalho, o que irá se refletir no meu mandato”, colocou.
“Dirceu da Aposentadoria” (PSD), também iniciando seu primeiro mandato no Legislativo, pediu a iluminação de Deus para fazer o melhor. “Peço a Deus que me ilumine, e o que eu puder fazer, podem contar comigo”, prontificou-se.
“Polaco do Pérola” (PPS), Vereador eleito que volta à Câmara para seu terceiro mandato, falou da parceria, amizade e confiança recebida do Prefeito Luizão Goulart (PT). “O Luizão, no final de janeiro , convidou-me para trabalhar na Prefeitura. Disse-me que precisava de alguém com o meu caráter. Estou muito feliz de poder voltar a esta Casa para meu terceiro mandato. Junto ainda ao meu currículo a experiência que obtive trabalhando no Executivo”, afirmou.
“Zé Francisco” (PMDB), também retornando ao Poder Legislativo, muito emocionado, agradeceu ao eleitor pelo retorno à Casa. “Sou muito grato aos meus eleitores e ao apoio do Luizão, na Prefeitura, onde trabalhei como Diretor de Iluminação e Sinalização, na Secretaria de Obras. Muitos pensavam que eu não conseguiria ser eleito novamente, mas, felizmente, isso não se confirmou”, comemorou.
“Leandro do Zezinho” (PMDB), filho do ex-Vereador Zezinho, enalteceu o apoio do partido e o exemplo do pai. “Sou o sucessor direto do Vereador Zezinho, que tenho como maior exemplo de homem digno, honrado. Se eu for metade do que meu pai foi como vereador, já será valoroso”, salientou.
“Marcinho” (PDT), agradeceu a Deus, à família, às equipes de campanha e de gabinete, e, em especial, ao Prefeito Luizão e aos eleitores. “Estou aqui principalmente graças aos meus eleitores que, mais uma vez, depositaram confiança em mim para representá-los nesta Casa. O bem -estar social será o norte de meu mandato, sempre guiado por princípios éticos e morais”, ressaltou.
Renan Ceschin (PTN), filho do ex-vereador Marcos Ceschin, discursou sobre o valor da democracia, lembrando que o poder vem do povo e para o povo deve retornar. “Representamos o povo, não partidos ou grupos políticos. Estou muito honrado por contar com 1.350 eleitores que me escolheram para representá-los. Vou ajudar a cuidar de Pinhais, a fazer mais por Pinhais. Vamos à luta”, enfatizou.
Jane Carteira (PR), reeleita para o segundo mandato, valorizou a importância do apoio da família e de seu trabalho continuado junto à comunidade. “A família é meu alicerce. Estou muito feliz de ter voltado. Se o vereador não fizer um trabalho próximo ao povo, de porta em porta, durante todo o mandato, não consegue se reeleger. É o que tenho feito e continuarei a fazer, honrando meus 1.434 votos, sendo a mulher mais votada entre os vereadores”, valorizou.
“Tavinho” (PT), outro reeleito para o segundo mandato, comprometeu-se a trabalhar ainda mais do que já tem feito para honrar a confiança depositada pelos seu eleitores. “Quando a gente é reeleito, se sente mais responsável. Quero trabalhar ainda mais neste segundo mandato, já que ganhei a confiança do eleitor pela segunda vez. Reeleição é mais difícil. Vamos continuar sendo quem somos. “Quem chega aqui, no poder, se não conseguir melhorar como pessoa, esperamos, ao menos, que não piore”, disse Tavinho.
Vinícius da Cruz (PTC), após doze anos, voltou à Câmara para cumprir seu quinto mandato. “Agradeço muito a Deus pela bondade de permitir que eu volte ao Legislativo. Agradeço também ao Luizão, por ter me dado a honra de trabalhar na Prefeitura por quase seis anos. À minha família, posso dizer que ela é tudo. Tenho muito a agradecer, também. Quero cumprir meu mandato legislando e fiscalizando o Executivo, colocando-me como legítimo representante do povo”, declarou.
Airton da Silva (PSC), empossado para seu segundo mandato, também enalteceu o valor fundamental da família, como base da sociedade e de estruturação do indivíduo. “Agradeço a Deus, à minha família e aos meus eleitores. Sabemos que será um ano difícil, com recessão, a PEC de limite de gastos. Vale destacar que esta Casa de Leis jamais aprovou algum projeto vetado pela Prefeitura, neste último mandato. Isso significa que zelamos pela legalidade. Lembro ainda que nosso papel como vereadores é buscar recursos fora do município. Nessa época de crise, será essencial que cobremos dos deputados estaduais e federais emendas para o município”, lembrou.
Vereador Marcinho é eleito Presidente da Câmara Municipal de Pinhais
Ao final da solenidade de posse da Prefeita, vice-Prefeita e vereadores foi eleita a nova Mesa-Diretora da Câmara Municipal de Pinhais, para o biênio 2017/2018. A chapa “Pinhais Mais Forte”, elegeu o Vereador Marcinho (PDT) Presidente do Poder Legislativo Municipal.
Em uma conversa informal, o novo Presidente da Câmara disse ao jornal A Gazeta Cidade de Pinhais que priorizará em sua gestão o apoio ao Executivo, objetivando transformar ainda mais a cidade. “Não se mexe em time que está ganhando. O desafio é a continuidade do trabalho, apoiando a gestão da Marli Paulino. A união entre os poderes Executivo e Legislativo é fundamental para o sucesso da gestão.
Primeiramente, vamos nos inteirar de detalhes e cuidar da gestão interna da Casa. O orçamento da Câmara deverá diminuir, com a queda na arrecadação, mas ainda não sabemos exatamente quanto” , declarou.
Continuidade no Departamento de Comunicação
Presente à solenidade de posse da Prefeita, Vice e Vereadores, o Diretor de Comunicação Thiago Bonagura afirmou sua satisfação em continuar na gestão, e no mesmo cargo. Thiago reafirmou ainda sua confiança na competência de Marli Paulino e Rosa Maria. “Estou muito satisfeito em poder fazer parte desta administração, junto com toda a equipe de secretários. Uma equipe muito capacitada e determinada, que terá à frente a Marli, que está a par de tudo, pois acumula uma experiência de oito anos como Vice-Prefeita. Creio que esta gestão será um sucesso, apesar da crise e dos ajustes necessários que deverão ser feitos. A Rosa Maria, com sua experiência no Legislativo e nas Secretarias de Educação e Administração, também exercerá um papel de articuladora política. Já o Luizão terá dois objetivos, o de auxiliar na administração, que agora se inicia, e de seguir seu trabalho como uma forte liderança na Região Metropolitana, preparando sua candidatura a deputado federal em 2018”, declarou Thiago.